Quantos quilos devemos perder por mês de forma saudável?

Muitas pessoas buscam emagrecer, mas esse processo não deve ser feito de qualquer jeito e nem ter metas muito ousadas

O processo de emagrecimento deve seguir alguns critérios para que possa acontecer de forma segura | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitas pessoas colocam em suas metas perder peso e, para isso, passam a adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação balanceada e prática de atividade física. Dessa forma, os resultados começam a aparecer e as gordurinhas indesejadas começam a ir embora. No entanto, até quantos quilos podemos perder no mês de forma saudável?

A nutricionista Cynthia Howlett explica que é preciso emagrecer gradativamente, pois a perda de peso rápida, através de dietas restritivas demais, excesso de exercícios e medicações não costuma durar e o paciente ganha tudo novamente. “O ideal seria mais ou menos perder de 4kg a 5kg por mês, para que possa ganhar massa muscular, diminuir essa gordura, depois manter isso por um tempo maior. Para que isso realmente seja duradouro e que tenha adesão a esse tratamento”, diz. Em entrevista para o Sport Life.

A profissional explica que alguns cuidados são necessários nesse processo de perda de peso. Ela afirma que em muitos casos as pessoas se proíbem de comer algo, o que acaba instigando a vontade de comer mais. O ideal é saber inserir as quantidades adequadas para que não se abra mão daquilo que se gosta. Se privar totalmente de certos alimentos, segundo a nutricionista, pode contribuir para que o paciente tenha distúrbios alimentares.

“Já é uma coisa que eu não sou a favor porque nós precisamos de tudo que tem na alimentação, inclusive os carboidratos, que fornecem energia. Lógico que sempre com bom senso, moderação e equilíbrio. Porque, a partir do momento que nós estamos fazendo emagrecimento temos que ter um deficit calórico”, termina Howlett.

Então, o que fazer para emagrecer rápido?

“Precisamos de mais radicalismo para alcançar a meta desejada em 30 dias. Os principais pontos cortados são os alimentos processados e ultraprocessados, que são sempre ricos e açúcar e gordura, o consumo de sal e bebida alcoólica. Realizar atividade física de quatro a cinco vezes na semana por no mínimo 200 minutos por semana”, garante a médica endocrinologista Deborah Beranger.

Muitas pessoas procuram profissionais para conseguir perder peso sem entender que o tratamento é crônico e exige mudanças de comportamento para a vida toda. “Conversar com a família e amigos e pedir colaboração ajuda muito também. Isso tudo com acompanhamento médico, nutricional e psicológico, se for necessário. Nunca esquecer que após esses 30 dias um equilíbrio deve ser buscado e um tratamento contínuo e saudável é essencial para se obter uma qualidade de vida”, encerra Deborah.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES