Remédios para emagrecer: conheça as 4 principais categorias

O emagrecimento é o objetivo de muita gente e entrou nas metas de ano novo principalmente de quem se sente acima do peso

Alguns medicamentos podem ajudar no processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O emagrecimento é o objetivo de muita gente e entrou nas metas de ano novo principalmente de quem se sente acima do peso. Para ajudar a alcançar esse objetivo, os remédios para emagrecer acabaram ganhando força, no entanto, é necessário conhecer esses produtos para poder alinhar seus objetivos com segurança.

Para ajudar, o médico endocrinologista, Daniel Lerario, explica quais são as quatro principais categorias desses remédios. O primeiro que ele cita são os inibidores da absorção de gordura. “Reduzem a absorção de calorias. Parte do que se come na forma de gordura acaba sendo eliminado nas fezes. Podem, no entanto, provocar diarreia”, garante o médico.

Existem ainda os medicamentos que são inibidoras de apetite. Eles causam o aumento de neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, noradrenalina e dopamina. “Levam a uma redução da fome ou da vontade de consumir alimentos mais calóricos, como doces. Além disso, tais medicações podem também ter algum efeito benéfico sobre o metabolismo”, disse Daniel. O quarto exemplo citado pelo médico são as medicações anti-compulsão alimentar. “Utilizadas nas áreas de psiquiatria e neurologia, para a redução da ansiedade e compulsividade pela comida”, explica.

Medicações de ação periférica

O endocrinologista explica que esses medicamentos são á base de substâncias que foram descobertas a partir de estudos com pessoas submetidas à cirurgia bariátrica. “Auxiliam a perda de peso, sobretudo porque lentificam a digestão, o que permite a saciedade com menos quantidade de comida”, relata.

Principais contraindicações desses medicamentos

Como qualquer outro medicamento, os os remédios para emagrecer também têm suas contraindicações. “Medicações que agem no sistema nervoso central podem ter uso limitado para pessoas com questões psiquiátricas ou cardiovasculares e precisam de avaliação médica individualizada. Mas aqueles que agem no sistema digestório, podem ser contraindicados para aqueles com problemas digestivos mais sérios”, confirma.

Algo importante e que deve ser ressaltado é a necessidade de acompanhamento médico durante o uso desses medicamento. “Remédios para emagrecer sempre têm que ser usados com indicação e controle médico. A utilização inadequada de medicamentos antiobesidade pode trazer inúmeras consequências negativas e por isso deve ser evitada”, finaliza Daniel Lerario.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES