Saiba o que acontece com o seu corpo quando você fica sem sexo

Sexóloga explica que a falta de sexo pode afetar o corpo e a mente

A falta de sexo pode trazer consequências negativas | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prática de relações sexuais pode trazer além dos benefícios ao casal, como o fortalecimento do vínculo entre eles, várias vantagens para a saúde física e mental de cada um. Já a falta de sexo, por outro lado, também acarreta algumas consequências, mas nesse caso não tão positivas. Em entrevista à CNN Brasil, a sexóloga e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Carmita Abdo explica que a falta de sexo pode afetar o corpo e a mente.

A sexóloga afirma que ficar sem relações sexuais pode até mesmo causar sintomas de sofrimento psicológico. “Durante o sexo, nós temos a liberação de dopamina, endorfinas e ocitocinas, que são substâncias altamente prazerosas e dão uma sensação de bem-estar, de conforto e pertencimento. Quando alguém não está fazendo sexo, desejaria e não consegue por alguma razão, fica ressentido da falta dessas substâncias. Então, vai ficar mais irritadiço, inclusive com humor alterado podendo chegar à depressão ou à ansiedade”, afirma Carmita.

A falta é mais sentida por jovens

Quando existe o desejo pela prática sexual, mas há a ausência de sexo isso é sentido por pessoas de qualquer idade. No entanto, os jovens sentem mais, segundo os especialistas, por causa de fatores hormonais e comportamentais. “É natural se imaginar que o jovem necessita de sexo, ele está com os hormônios em plena ebulição e, claro, tudo isso leva à motivação sexual nessa fase da vida”, afirma Carmita. 

Desejo sexual entre idosos

O professor e psicanalista Ronaldo Coelho diz que pessoas idosas também têm desejo sexual e a ausência de práticas sexuais nessa fase da vida também pode trazer impactos negativos. “É um mito que não haja desejo sexual entre pessoas idosas. Mesmo o sexo podendo ganhar outros sentidos e lugares, para muitos ele somente é inibido, para outros ele continua tendo um papel importante e essas pessoas, quando privadas de sexo, sentem do mesmo modo como os jovens”, afirmou, em entrevista à CNN Brasil.

Desconforto durante o sexo

Outra consequência da falta de relações sexuais para as mulheres, segundo explicam Sari Cooper, terapeuta sexual, e Lauren Streicher, para o site The Healthy, é o desconforto durante relações futuras. Isso acontece, segundo elas, devido ao fato de haver o afinamento das paredes vaginais, o que pode tornar o ato sexual desconfortável com o passar do tempo. 

A pessoa que fica muito tempo sem relações sexuais também pode apresentar um aumento do estresse. De acordo com Lauren Streicher, embora costume se associar pessoas menos estressadas a uma prática mais frequente de relações sexuais, essa relação é de correlação e não de causa e efeito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES