Saiba o que comer para reforçar a imunidade e evitar gripes e resfriados

Não existe um único alimento que vai proteger contra doenças, mas um conjunto deles pode ajudar

Uma alimentação balanceada ajuda a aumentar a imunidade | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oscilação de temperaturas, principalmente na região sudeste do país, tem sido comum nos últimos dias. E é nessa época que aumentam os casos de gripes e resfriados, além de ouras doenças respiratórias. Uma das formas de combater estes problemas é apostar em uma alimentação saudável e balanceada, para reforçar a imunidade.

“Priorizar carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico e ricos em fibras tem se mostrado eficaz para melhorar a ação do sistema imunológico. Então, invista em alimentos integrais como arroz, macarrão, pão integral, farinha de aveia, verduras, legumes e frutas”, salienta a nutricionista  Tamiris Selau.

Tamiris afirma que não existe um alimento que funcionará como um “escudo” contra doenças, mas uma alimentação saudável de modo geral vai aumentar a imunidade. “Quando falamos em imunidade devemos pensar que isso depende da complexidade fisiológica do corpo humano. Nosso sistema imunológico depende de diversos órgãos trabalhando como uma orquestra. E se pensarmos de uma maneira mais direcionada em imunidade e nutrição sabemos que um órgão deve ganhar atenção nesse assunto: intestino”, enfatiza Selau, em entrevista ao Sport Life.

Ingestão de gorduras

A ingestão de gorduras podem impactamr tanto para o bem quanto para o mal. “A ingestão de ácidos graxos trans, especialmente de alimentos processados, como batatas fritas, descrita como pró inflamatória. Os ácidos graxos ômega-3, que possuem capacidade anti-inflamatória mais potente, especialmente os encontrados em peixes e frutos do mar, desencadeiam reações anti-inflamatórias”, complementa a nutricionista.

A importância da água

Manter-se hidratado é importante para manter o bom funcionamento do organismo. Segundo a nutricionista, é comum que o consumo de água caia durante períodos mais frios, mas mesmo nessa época é necessário que se tenha sempre uma garrafa à mão. A desidratação costuma ter como sintomas cansaço, dor de cabeça, irritabilidade, boca seca e aumento da fome.

“O aconselhado para nos mantermos hidratados é sempre água! Porém alguns líquidos podem contribuir para nossa ingestão de líquidos ao longo do dia. Mas veja bem, é contribuir e não substituir. Chás de flores, e frutas como: camomila, hortelã, capim cidreira, maçã com canela, frutas cítricas são as melhores escolhas”, aconselha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES