Saúde mental debilitada pode afetar desempenho em várias áreas da vida

A OPAS divulgou, recentemente, um relatório que apontou um aumento de 32% nos casos de ansiedade e 35% nos casos de depressão nos países das Américas

A crise global na saúde mental preocupa autoridades de saúde em todo o mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio aos desafios e mudanças que ocorrem no mundo, como a pandemia de Covid-19, transformações sociais e econômicas aceleradas e as pressões do cotidiano, surge uma preocupação crescente: a crise global na saúde mental. Essa realidade preocupante tem chamado a atenção de organizações internacionais, que buscam compreender e abordar os impactos psicológicos decorrentes dessas situações.

Recentemente, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou um relatório que apontou um aumento de 32% nos casos de ansiedade e 35% nos casos de depressão nos países das Américas ao longo de 2020. O documento, intitulado "Uma Nova Agenda para a Saúde Mental na Região das Américas", revela que, mesmo com essa escalada preocupante, 8 em cada 10 pessoas com problemas graves de saúde mental não tiveram acesso adequado aos tratamentos necessários.

De acordo com Marcus Malavasi, psicólogo do CEJAM - Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, a saúde mental desempenha um papel fundamental no bem-estar geral de uma pessoa, uma vez que está intimamente ligada à maneira como lidamos com os desafios e pressões da vida, bem como à forma como equilibramos nossos desejos, habilidades, ambições, ideias e emoções.

Saúde mental debilitada

Ainda segundo o especialista, uma saúde mental debilitada colabora diretamente para significativas alterações em importantes aspectos do cotidiano, como relacionamentos afetivos, familiares e no ambiente profissional. “Pessoas que enfrentam quadros psiquiátricos ou doenças psicossomáticas podem manifestar dificuldades em realizar suas atividades diárias e estabelecer limites saudáveis, ocasionando prejuízos em sua rotina”, explica.

Para enfrentar esse cenário, é fundamental integrar a saúde mental em diferentes políticas públicas, incluindo a educação, conforme ressalta o psicólogo. Ele destaca a importância de abordar abertamente esse assunto nas escolas, promovendo a conscientização e oferecendo suporte adequado aos estudantes. Além disso, é essencial ampliar a divulgação dos serviços de saúde, para que as pessoas tenham maior acesso e possam buscar auxílio.

O papel das empresas na promoção da saúde mental

No ambiente corporativo, a saúde mental dos colaboradores é um elemento essencial e as empresas têm um papel indispensável em sua promoção. Reconhecendo essa necessidade, muitas organizações têm adotado medidas para garantir o bem-estar de sua equipe. Uma medida que pode ajudar é manter um espaço de escuta qualificada por meio da medicina do trabalho, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos e psicólogos, disponível para acolher os profissionais quando necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES