Confira 3 dicas simples para cuidar da saúde mental todo dia

Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde da mente e isso deve ser valorizado diariamente

Os cuidados com a saúde mental devem ser prioridade | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tão importante quanto cuidar da saúde do corpo é cuidar da saúde da mente e isso deve ser valorizado diariamente. Não podemos esquecer que saúde mental não é apenas sobre trantornos ou doenças mais graves, mas também sobre qualidade de vida e bem-estar. E isso não pode ser deixado de lado durante a rotina do dia a dia.

A má notícia é que o Brasil tem ganhado destaque negativo devido à alta de casos de doenças e transtornos mentais, como ansiedade e depressão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, e é o segundo nas Américas. Além disso, somos o país maior número de pessoas ansiosas do mundo, são 6 milhões de brasileiros convivendo com o transtorno.

Para lidar com estas questões, é importante que se entenda que depressão e ansiedade não incapacitam alguém por conta de uma “preguiça”, como é dito pelo senso comum. Na verdade, estes problemas geram alterações hormonais e químicas que precisam ser levadas a sério e principalmente serem tratadas da forma devida.

E tão importante quanto tratar estes problemas, é cuidar da saúde mental como forma de prevenção. Para isso, o psicólogo, treinador em Hipnose Transformacional e Coach, Rommani Souza, traz três dicas que podem ajudar. No entanto, vale ressaltar que, caso você esteja enfrentando problemas, procure um médico ou um profissional capacitado para te ajudar.

Dicas

A primeira dica é focar nas coisas boas e agradecer pela existência delas. “Todos passamos por momentos difíceis e também bons na vida. Imagine o seguinte: o pneu do carro de uma pessoa furou. Ela pode se aborrecer por isso ou perceber motivos para sentir gratidão: ter outro pneu para trocar, ter um carro, ter saúde, etc. Pode, ainda, compreender que trocar o pneu do carro naquele momento pode ter protegido a sua vida de um possível acidente que não aconteceu, justamente por estar trocando o pneu. O segredo aqui é focar e agradecer o que você tem, ao invés de reclamar do que falta. Quer perceber um milagre? Se você enxerga e está lendo este texto, já tem um motivo para agradecer”, aconselhou.

A segunda dica é que você se conecte com pessoas boas e evite a convivência com as ruins. “Tudo que vemos, ouvimos e sentimos constrói nossa percepção de mundo. A estratégia aqui é pensar como você gostaria de ver a sua vida e começar a se conectar cada vez mais com pessoas que estão relacionadas ao estilo de vida que você deseja construir. Não foque apenas no que elas falam, mas leve em conta também o caráter destas pessoas”, afirmou.

A terceira e última dica é que você invista em autoconhecimento. “Tire um tempo para descobrir mais sobre você, trabalhar suas questões e pensar sobre o que você deseja. Invista em você! Você pode tentar participar de cursos relacionados ao seu desenvolvimento emocional, ler bons livros. Por exemplo, pode definir de um a três mentores para sua vida e consumir conteúdos dessas pessoas. Praticar hipnose transformacional (prática que integra mente e corpo como um só sistema e trabalha a hipnose como estilo de vida) e fazer terapia não só para tratamento de transtornos, mas também para se cuidar como pessoa”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES