Sente fome à noite? Saiba o que comer para não engordar

Quando o seu objetivo é emagrecer, além de priorizar a prática regular de atividade física, a alimentação merece atenção especial

A alimentação no período da noite requer alguns cuidados | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando o seu objetivo é emagrecer, além de priorizar a prática regular de atividade física, a alimentação merece atenção especial. Embora, nesse caso, seja necessário cuidar de todas as refeições, é de grande importância atentar também para o que se come no período noturno, quando o corpo desacelera e o metabolismo tende a ficar mais lento.

A nutricionista e personal trainer Aline Becker traz sua contribuição sobre o assunto e diz o que se deve comer à noite para emagrecer. “Na verdade, para emagrecer vai depender muito da comida, do balanço calórico durante todo o dia e não só necessariamente o que a pessoa vai comer à noite. Mas, de forma geral, o ideal à noite é sempre dar preferência para um jantar mais leve, até por conta da digestão e a produção de melatonina. O ideal é comer uma proteína, legumes e sempre algo mais leve”, afirma Aline em entrevista para o Sport Life.

Segundo a profissional, o sono é algo importante para o processo de emagrecimento, e, diante disso, se a pessoa fizer uma refeição “pesada” no período da noite, ela terá interferência na produção de melatonina, o principal hormônio do sono. “À noite é bom evitar alimentos pesados, principalmente carboidratos simples, como pão, bolos, massas e afins. Justamente para não impactar na produção de melatonina”, destaca Becker.

Hidratação

Aline chama a atenção ainda para a importância da hidratação para quem quer emagrecer. E, nesse caso, deve ingerir muita água no período noturno. “Água é sempre fundamental. É uma grande questão da água, que muitas vezes as pessoas acabam comendo a mais, porque pensam que estão com fome, mas na verdade é sede. Muita gente confunde fome com sede. Então, para emagrecer é imprescindível estar bem hidratado”, reforça a nutricionista.

Carboidrato à noite

Muita gente evitar comer carboidrato à noite por achar que esse tipo de alimentação engorda. “Não engorda quando nós escolhemos carboidratos complexos e ajustamos a quantidade. Um ponto muito interessante é sobre o horário que comemos. Por exemplo: depois do jantar o ideal é esperar pelo menos duas horas para ir dormir. Justamente por conta da digestão e não impactar na produção de melatonina”, detalha.

Uma opção de alimentos para o período noturno são as frutas. “É muito interessante falar que vários estudos já mostram que o kiwi melhora a produção de melatonina. Então, comer dois kiwis antes de dormir é uma ótima opção para melhorar a produção de melatonina e, consequentemente, para emagrecer. Mas uma outra opção de fruta também interessante são aquelas com gorduras, como o abacate, que é rico em gorduras, com muita gordura que quando associada com uma proteína melhora e ajuda muito no processo de emagrecimento durante a noite”, encerra a nutricionista e personal trainer Aline Becker.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES