Os 4 piores alimentos para quem tem o colesterol alto

Os alimentos que você consome ao longo do dia podem fazer muita diferença no controle dos níveis de colesterol no sangue

A alimentação pode interferir diretamente nos níveis de colesterol no sangue | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tipo de alimentos que você consome ao longo do dia pode fazer muita diferença no controle dos níveis de colesterol no sangue. Enquanto comidas saudáveis são aliadas na hora de combater esse problema, aquelas pobres em fibras e ricas em gordura saturada, trans e carboidratos simples podem contribuir para elevar o colesterol ruim (LDL).

É necessário ter cuidado com isso, pois esse tipo de colesterol é um fator de risco para várias doenças cardiovasculares. "O desenvolvimento dessas doenças se dá de forma insidiosa, progressiva, com deposição de colesterol na parede das artérias e posterior entupimento, impedindo a passagem de sangue e destruindo o tecido", alerta o cardiologista do Hospital Adventista Silvestre,  Ranieri Carvalho Leitão.

Para ajudar a identificar quais alimentos devem ser evitados, trouxemos uma lista deles. O primeiro são os laticínios, como iogurtes, leite e queijo. Eles são ricos em cálcio, proteínas e vitaminas, mas para quem tem colesterol alto o mais indicado é optar pelas opções desnatadas ou semidesnatadas. "A gordura saturada está presente nos alimentos de origem animal como carnes, ovos, manteiga, leite e derivados. Ela deve completar até 10% do total de energia da dieta diária. Essas gorduras aumentam o risco de dislipidemias (níveis elevados de gorduras no sangue) e doenças cardíacas e, por este motivo, devem ser consumidas com moderação", explica a nutricionista Gabriela Marcellino.

Carne vermelha e alimentos fritos

As carnes vermelhas gordurosas também devem ser evitadas, por possuírem uma quantidade maior de colesterol. "Para limitar o consumo de gorduras no dia a dia, dê preferência às carnes com baixos teores de gordura. Escolha carnes brancas, como peixe e aves sem pele, e cortes magros de carne vermelha. Coma peixes marinhos pelo menos uma vez por semana. Fuja das gorduras aparentes, como picanha e bacon", aconselha a nutricionista Ilana. 

O consumo de frituras também deve ser restrito, caso você precise controlar seus colesterol alto. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. Caso precise consumir frituras, esteja atento ao tipo de óleo usado no preparo. "Para o preparo dos alimentos, prefira óleo vegetal à gordura animal (ou saturada)", recomenda a nutricionista, em entrevista para o Terra.

Doces

Outro cuidado que é preciso ter é com os doces e chocolates. Estes geralmente são alimentos ricos em gorduras saturadas, que contribuem para aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue. Se consumidos de forma excessiva, esses alimentos podem contribuir para que se acumule colesterol nas artérias, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES