Uso de creatina pode causar pedra nos rins? Nutricionista revela a verdade

A creatina é um dos suplementos queridinhos de quem treina, principalmente daqueles que buscam a hipertrofia

A creatina ajudar a ganhar massa muscular | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A creatina é um dos suplementos queridinhos de quem treina, principalmente daqueles que buscam a hipertrofia. Entre suas vantagens, estão o aumento de massa muscular e de força, na hora da prática das atividades físicas. No entanto, ainda pairam algumas dúvidas sobre seus efeitos colaterais e a principal delas é se esse suplemento causa pedra nos rins.

Sobre isso, a nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Bruna Lima, afirma que não existem evidências científicas que comprovem isso. “As pessoas acreditam que tomar creatina pode causar pedras nos rins. Isso porque depois de absorvida resulta em uma substância chamada creatinina, excretada pelos rins. Porém, hoje não há nenhuma evidência científica que comprove que a creatina causa cálculo renal. Pode ser consumida pela população em geral desde que seja prescrita e acompanhada por um profissional da área da saúde”, garante.

A nutricionista afirma que merecem atenção especial as pessoas com doenças renais pré-existentes ou risco de problemas renais que pretendem consumir esse suplemento. “Quem tem cálculo renal pode tomar creatina e em outros a suplementação não é recomendada. Portanto, pessoas com histórico de doenças renais ou aqueles que fazem uso de medicamentos, que afetam a função renal devem consultar um médico antes de consumir creatina”, detalha Bruna.

Alguns efeitos

O acompanhamento por um profissional é importante para que não se consuma a creatina de forma errada e para evitar, assim, o efeito indesejados do uso desse suplemento. Algumas pessoas já relataram distúrbios gastrointestinais e cãibras musculares gerados, devido ao consumo exagerado. “Quando consumido em quantidades superiores às recomendadas, a creatina pode causar desidratação e desequilíbrios eletrolíticos”, complementa a nutricionista.

Benefícios

Bruna também enumera os principais benefícios da creatina. “A creatina é uma fonte de produção de energia para as células musculares, de modo, que melhora a força e o tônus muscular. Dessa forma, quem faz atividades físicas frequentemente costuma suplementar essa substância. Além disso, pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos”, diz.

A professora e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, Camila Junqueira, também citou os ganhos da creatina com a produção de energia e o estímulo do desenvolvimento de fibras musculares. "A suplementação aumenta a capacidade dos músculos trabalharem, contribui com a força na prática esportiva e melhora a performance em treinos", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES