Whey protein não é só para quem faz academia: veja quem pode consumir

Esse é o suplemento queridinho de quem treina, mas também pode ser consumido por outras pessoas

Whey protein pode trazer benefícios até mesmo para quem não pratica atividade física | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O whey protein é o suplemento queridinho de quem treina e quer ganhar massa muscular. Mas engana-se quem pensa que os atletas musculosos são os únicos que podem ter benefícios com o consumo dessa suplementação. A nutricionista esportiva Ingrid Krichinak, em entrevista para o Terra, afirma que essa proteína pode trazer benefícios para diferentes perfis de pessoas. 

A profissional ressalta que o whey protein é uma proteína feita a partir do soro do leite e com alto poder biológico, com aminoácidos importantes para a síntese proteica muscular. O suplemento pode ser usado muito além do grupo de praticantes de atividade física, podendo ajudar idosos com dificuldades alimentares e até mesmo profissionais que têm o tempo corrido e precisam de uma alternativa prática para atingir suas metas proteicas.

Ela diz ainda que não é verdadeira a crença de que todo praticante de musculação deve consumir whey protein. “Se já atingimos nossas metas de proteína por meio de alimentos como ovos, carnes e laticínios, não é obrigatório adicionar whey. Ele entra como um substituto ou conveniência em situações específicas, como a falta de tempo para preparar uma refeição”, explica ela.

Diferenças entre os tipos de whey protein

No mercado, é comum encontrarmos três tipo de whey, o concentrado, o isolado e o hidrolisado. Ingrid explica que o whey concentrado é composto por 80% de proteínas, já o isolado é o tipo indicado para pessoas com intolerância à lactose. O hidrolisado é o tipo mais recomendado para quem precisa das proteínas já quebradas e pré-digeridas.

“Há um mito que o whey isolado é melhor que o concentrado por não ter carboidrato, mas isso não é real! A quantidade de carboidratos que o whey tem é irrelevante, a diferença entre eles é mais por conta dessa diferença de lactose”, esclarece a nutricionista. O ideal é que o consumidor saiba qual o mais indicado para seu caso.

A nutricionista explica que a rápida digestão e absorção oferecem vantagens, especialmente no pós-exercício, otimizando a janela anabólica. No entanto, Ingrid deixa claro que o whey protein é um importante complemento nutricional, mas não é uma solução isolada para o ganho de massa muscular. Para que se tenha bons resultados, é importante que ele seja combinado com treinos adequados, uma dieta equilibrada e a orientação de profissionais de saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES