Yoga e sono: Como a prática pode ajudar a combater a insônia

A insônia é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e a yoga pode ajudar a amenizá-lo

A yoga pode ajudar a ter uma boa noite de sono | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A insônia é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem com o problema, mais de 70 milhões de pessoas atualmente. A falta de sono adequado pode ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar geral, podendo gerar irritabilidade, depressão, obesidade, dificuldades de memória, baixo rendimento, entre outros. E é aí que a prática de yoga pode desempenhar um papel importante, como explica o professor de yoga e entusiasta por saúde e bem-estar Ravi Kaiut.

“Uma das principais razões pelas quais o yoga é benéfico para a insônia é a sua capacidade de acalmar o sistema nervoso. Muitas vezes, a insônia está associada ao estresse, ansiedade e agitação mental. O yoga ajuda a reduzir esses sintomas, proporcionando um estado de relaxamento profundo. As posturas de yoga (asanas), combinadas com a respiração consciente (Pranayama), ajudam a reduzir a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pelo estado de alerta, e a aumentar a atividade do sistema nervoso parassimpático, que está associado ao relaxamento e ao descanso”, explica.

O papel das asanas e da respiração na melhora do sono

As asanas são as posturas físicas praticadas no yoga, elas desempenham um papel fundamental na prática, promovendo o alongamento, o fortalecimento e a flexibilidade do corpo. Cada asana possui benefícios específicos, trabalhando diferentes partes do corpo, melhorando a postura e estimulando o equilíbrio físico e mental. 

“Por meio de posturas físicas é possível criar um ambiente propício para um descanso profundo, as asanas permitem o alongamento suave dos músculos, a liberação de tensões acumuladas e a promoção do relaxamento mental. Ao praticá-las regularmente é possível acalmar o sistema nervoso, reduzir o estresse e preparar o corpo e a mente para um sono tranquilo e reparador”, afirma Ravi Kaiut. “Existem algumas posturas importantes que podem ajudar no sono, como a Balasana, postura da criança, Savasana, postura do cadáver e Viparita Karani, pernas na parede, que ajudam a relaxar corpo e mente antes de dormir”, complementa.

As técnicas de respiração da yoga também são aliadas para que você tenha uma boa noite de sono. “As técnicas de respiração do yoga, pranayama, também são fundamentais para combater a insônia. A prática da respiração profunda e lenta, conhecida como ‘respiração abdominal’, ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, preparando o organismo para um sono tranquilo e profundo” Pontua.

Higiene do sono

No entanto, para potencializar os resultados da prática regular de yoga, também é fundamental ter alguns cuidados importantes para um sono de qualidade, a chamada higiene do sono. “A higiene do sono refere-se a práticas e hábitos saudáveis que ajudam a promover um sono de qualidade, essas práticas são essenciais para garantir um descanso adequado”.

“Algumas recomendações incluem manter um horário regular de sono, estabelecendo uma rotina, também é importante criar um ambiente propício para o sono, com um colchão confortável, um quarto escuro, silencioso e com temperatura adequada. Evitar a exposição a dispositivos eletrônicos antes de dormir, pois a luz azul pode interferir no ciclo do sono”, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES