Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo Marcela Crivella revela detalhes de como PEC isenta igrejas de pagarem IPTU

Em entrevista, o parlamentar fez um alerta aos templos que pagaram o imposto em 2023

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Fabrício de Freitas

Na manhã desta segunda-feira (04), o programa "Banca do Sapateiro", conduzido pelo jornalista Ari Carvalho, teve a oportunidade de entrevistar o ex-senador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), para discutir sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 116/22) que versa sobre a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para templos religiosos.

Crivella explicou que a PEC tem como objetivo garantir a imunidade do pagamento do IPTU a "todos os templos religiosos do Brasil, sejam eles católicos, espíritas, evangélicos, rabinos, entre outros". O deputado enfatizou que, antes da implementação dessa medida, somente os templos de propriedade própria estavam isentos do imposto, enquanto os locais de culto estabelecidos por meio de aluguel estavam sujeitos à obrigação de pagamento do IPTU.

Além disso, o parlamentar ressaltou que a abrangência da PEC vai além dos edifícios de adoração em si. Ela inclui os terrenos alugados nas proximidades das igrejas, frequentemente usados para o estacionamento de veículos dos fiéis, bem como as residências dos líderes religiosos, como padres e pastores, por exemplo.

É importante destacar que a PEC foi promulgada em fevereiro de 2022. Portanto, a cobrança do IPTU deste ano de 2023 já foi aplicada ao público-alvo da medida. Nesse sentido, o deputado Crivella alertou que, se os templos religiosos foram obrigados a efetuar o pagamento do tributo neste ano, eles devem entrar em contato com a Prefeitura local ou recorrer ao Ministério Público (MP) para demonstrar que a cobrança foi indevida e buscar o reembolso do valor.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES