Esplanada

Coluna sobre a politica nacional

Além da Caixa Econômica: saiba quais os afagos de Lula para o Centrão

Governo liberou crédito de R$ 425 mi para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois afagos

Além de ceder o comando da Caixa Econômica, o Governo Lula abriu o cofre para afagar o Centrão. Liberou crédito de R$ 425 mi para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), loteada por apadrinhados do insaciável grupo de parlamentares do Congresso. A Caixa ficará com porteira fechada para o PP, sob o controle de Arthur Lira e Ciro Nogueira.

Calça justa

O acordo firmado pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), com parlamentares da oposição para desobstruir as votações colocou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em calça justa. Pacheco se comprometeu a pautar matérias que alteram o tempo de mandato de ministros do STF, limitam as decisões monocráticas nos tribunais superiores, entre outras. Lira, no entanto, já afirmou que não vai patrocinar pautas anti-STF. O movimento da oposição – encabeçado pelo PL, Novo e frentes parlamentares - se intensificou após decisões do STF vistas pelos parlamentares como interferência do Judiciário em temas de competência do Congresso.

Anistia

Mais de 289 mil pessoas apoiam o projeto (PL 5064, de 2023) do senador Hamilton Mourão (Republicanos -RS), ex-vice-presidente no governo de Jair Bolsonaro (PL), que pretende anistiar os acusados e condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Cerca de 248 mil pessoas votaram contra a proposta, conforme consulta pública aberta pelo Senado. Só falta convencer a maioria do Senado.

Pupilo

O ex-presidente Jair Bolsonaro sinalizou que descarta, por ora, apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e mantém-se fechado com o deputado federal e ex-ministro Ricardo Salles para a disputa à Prefeitura de São Paulo. Bolsonaro tem elogiado a gestão de Salles e repetido que ele terá o mesmo “sucesso” na capital paulista.

Rixa

Embora o nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, se sobressaia na bolsa de apostas, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, está no páreo para a possível indicação do presidente Lula para a vaga no STF. A escolha dele passaria por uma costura envolvendo a rixa entre o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

Significativo

A criação da Secretaria de Integridade Privada pela Controladoria-Geral da União (CGU) teve papel significativo no combate a ilícitos envolvendo suborno estrangeiro. A avaliação positiva é da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Atualmente, o órgão investiga cinco empresas acusadas de suborno.

ESPLANADEIRA

# Banco Safra divulga parceria com CRM&Bônus para oferecer benefícios ao setor de varejo. # Supermercados Guanabara oferece Mamografia e Papanicolau de graça para funcionário por meio do Sesc Saúde. # Escola de Negócios e Seguros promove aulão para o Enem dia 1º, às 17h, no YouTube. # TRF-1 lança lista sêxtupla de candidatos a desembargador federal indicando quatro mulheres para o cargo. # Fundação Grupo Boticário promove evento online com jornalistas sobre mudanças climáticas no dia 31. # Campanha da CSN Cimentos doa brinquedos para 30 instituições sociais no Mês das Crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES