Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Agricultores do Piauí apostam em variante de melancia para renda o ano todo

A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Contendas administra uma área produtiva de 27 hectares, onde prevalece o cultivo e a comercialização da variedade de melancia conhecida como Topgun.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A região de Contendas, localizada a 6 km do município de José de Freitas-PI, tem encontrado uma fonte sólida de renda por meio da produção de melancias. Cerca de 100 famílias locais dependem das colheitas dessa fruta para seu sustento, graças a uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pequenos agricultores. Com a introdução de equipamentos modernos fornecidos pela empresa pública federal e orientação técnica especializada, a comunidade conseguiu identificar uma variante de melancia que se adapta bem ao clima local, permitindo uma renda mais estável durante todo o ano.

A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Contendas administra uma área produtiva de 27 hectares, onde prevalece o cultivo e a comercialização da variedade de melancia conhecida como Topgun. O plantio dessa variedade ocorre a partir de maio, com a colheita no final de julho, após o período chuvoso do estado. No ano passado, foram colhidas aproximadamente 300 toneladas dessa fruta, que encontrou mercado principalmente nas cidades de Altos, Cabeceiras, Lagoa Alegre e outros povoados de José de Freitas.

Leia Mais

Variante topgun da melancia é aposta de agricultores do Piauí (Foto: Codevasf)Para minimizar os riscos associados às chuvas e expandir sua comercialização para outras regiões, os agricultores associados em Contendas decidiram experimentar uma nova variante de melancia, a Liverpool. Essa variedade é conhecida por sua polpa firme, vermelha e crocante, sendo plantada entre janeiro e fevereiro, quando o Piauí registra altos índices pluviométricos.

O presidente da associação, José Augusto Pinto, compartilha a jornada da comunidade desde 1994, destacando o potencial do solo local e a capacidade de produção de melancia. A variedade TopGun é predominante na região, mas devido à sua sazonalidade, a comunidade experimentou com sucesso a Liverpool, permitindo uma extensão da temporada de vendas.

Contendas não se limita à produção de melancias. Além disso, os moradores do povoado cultivam feijão, macaxeira, milho, quiabo, pimenta e praticam piscicultura. Graças a um sistema eficiente de irrigação e rotação de culturas, eles conseguiram criar uma oferta diversificada de produtos, todos de origem orgânica.

A parceria com a Codevasf, que começou em 2006 por meio da 7ª Superintendência Regional no Piauí, tem sido fundamental para o sucesso dos agricultores associados em Contendas. Com investimentos de mais de R$ 730 mil ao longo das décadas, essa cooperação permitiu a aquisição de equipamentos, treinamento e apoio técnico, o que resultou em um modelo de produção agrícola organizado e bem-sucedido.

Marcelo Castro Filho, superintendente da 7ª Regional, destaca o orgulho da Codevasf pelo trabalho realizado em associações como essa, enfatizando o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento nas comunidades locais por meio de assistência técnica e modernização das práticas agrícolas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES