Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Aneel autoriza a implantação de 17 novas unidades solares no Piauí

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, e a empresa beneficiada, Pacto Geração e Transmissão Ltda.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda-feira, 13 de novembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a autorização para a implantação de 17 novas unidades solares no Piauí. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, e a empresa beneficiada, Pacto Geração e Transmissão Ltda., terá a responsabilidade de implementar e explorar as unidades da UFV Solaris. Cada uma dessas unidades terá uma potência instalada de 38.712 kW, e o local escolhido para a instalação é o município de São João do Piauí. A outorga tem um prazo de validade de trinta e cinco anos.

Com essa autorização, o Piauí reforça sua posição de destaque no cenário nacional em relação à geração de energia a partir de fontes renováveis. Atualmente, o estado já conta com 158 usinas de geração de energia, totalizando uma capacidade de 5.463 MW. Dentre essas usinas, a energia eólica lidera, representando 68% da capacidade instalada, seguida pela energia solar fotovoltaica, que contribui com 27%. Em contrapartida, a energia hidráulica e térmica contribuem com 4% e 1%, respectivamente.

Leia Mais

Piauí é destaque na produção de energias limpas (Foto: CCOM/Governo do Piauí)Essa composição da matriz energética piauiense contrasta com a média nacional. Enquanto no Piauí a energia eólica é predominante com 68%, a nível nacional a energia hidráulica ocupa a liderança, com 59% da capacidade instalada, seguida pela térmica com 22%. A energia eólica representa 14%, e a solar fotovoltaica, apenas 5%. Assim, o Piauí se destaca nacionalmente ao priorizar fontes limpas e renováveis de energia.

Segundo dados divulgados pela Aneel, o Brasil encerrou o primeiro semestre de 2023 com um aumento significativo de 5,1 gigawatts (GW) na capacidade instalada de geração de energia elétrica. Esse avanço corresponde a quase metade da meta de crescimento estabelecida para o ano, que é de 10,3 GW. Essa expansão é crucial para a sustentabilidade e o abastecimento energético do país, contribuindo para a redução do impacto ambiental e promovendo um futuro mais limpo e sustentável.

Nesse contexto, as recentes iniciativas do Piauí em energia renovável reforçam o compromisso do estado com uma matriz energética mais sustentável, alinhando-se com as demandas globais por fontes limpas e renováveis de energia. O avanço na implementação de unidades solares demonstra a contínua liderança do Piauí na busca por soluções mais sustentáveis no setor energético.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES