Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo ANEEL autoriza implantação de 10 unidades solares no interior do Piauí

As autorizações concedidas para a Atlantic Energias têm um prazo de outorga de trinta e cinco anos.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 22 de junho, a Superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ludimila Lima da Silva, emitiu um despacho autorizando a implantação de mais dez unidades solares no estado do Piauí. A decisão permite que a empresa Atlantic Energias Renováveis S.A. implante e explore as UFVs Solares Olinda de I a X.

Cada uma das unidades solares terá uma potência instalada de 48.118 kW, com exceção das UFVs Olinda VI, VII, VIII, IX e X, que terão uma potência instalada de 41.244 kW, e da UFV Olinda X, que terá uma potência instalada de 34.370 kW. Todas as unidades serão localizadas no município de Ribeira do Piauí e estarão sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica.

Leia Mais

Piauí se destaca na produção de energias renováveis (Foto: CCOM/Governo do Piauí)As autorizações concedidas têm um prazo de outorga de trinta e cinco anos, permitindo que a Atlantic Energias Renováveis S.A. desenvolva e explore esses projetos de geração de energia solar ao longo desse período.

Essa autorização para a implantação de mais dez unidades solares no Piauí vem em um momento em que o estado se destaca no setor de energia renovável. De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí foi o estado brasileiro que apresentou o maior crescimento na geração de energia eólica em 2022, com um aumento de 24,85% em comparação ao ano anterior.

Esse desempenho superou o crescimento da geração de energia eólica no país como um todo, que foi de 12,6% no mesmo período. O estado do Piauí se consolida, assim, como um importante polo de geração de energia renovável, contribuindo para a matriz energética sustentável do Brasil.

A implantação das novas unidades solares representa um avanço significativo na busca por uma matriz energética mais limpa e sustentável no país. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região, a geração de energia renovável contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente.

Com a autorização para a implantação dessas unidades solares, o Piauí reforça seu papel como um estado promissor no setor de energias renováveis e demonstra seu compromisso com a transição para uma matriz energética mais sustentável no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES