Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

ANEEL dará crédito na conta de energia em julho; veja qual será seu bônus!

Serão beneficiados os consumidores das classes residencial e rural do Sistema Interligado Nacional (SIN) que tiveram um consumo faturado inferior a 350 kWh em pelo menos um mês no ano passado.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o valor de R$ 405,4 milhões referentes ao Bônus de Itaipu que será concedido no mês de julho de 2023. A estimativa é que cerca de 81 milhões de unidades consumidoras recebam um crédito nas faturas de energia elétrica.

O Bônus de Itaipu é resultado do saldo positivo na Conta Comercialização da Energia Elétrica de Itaipu (Conta de Itaipu) no ano de 2022. Serão beneficiados os consumidores das classes residencial e rural do Sistema Interligado Nacional (SIN) que tiveram um consumo faturado inferior a 350 kWh em pelo menos um mês no ano passado.

Leia Mais

O valor do Bônus de Itaipu está definido no Despacho nº 2.001, de 23 de junho de 2023, emitido pela Superintendência de Gestão Tarifária e Regulação Econômica (STR) da ANEEL.

Veja a estimativa do crédito: 

Dessa forma, as distribuidoras de energia elétrica deverão repassar às unidades consumidoras o valor correspondente ao Bônus de Itaipu multiplicado pelo consumo registrado desses consumidores em 2022 nos meses em que o consumo foi inferior a 350 kWh. Esse valor será concedido como crédito nas faturas de energia elétrica a serem emitidas entre 1º e 31 de julho de 2023.

Vale ressaltar que o valor do Bônus varia de acordo com o consumo faturado de cada unidade consumidora beneficiada em 2022.

Tarifa de energia elétrica virá com crédito (Foto: Marcelo Casall Jr/Agência Brasil)O Despacho da ANEEL, publicado no Diário Oficial da União, também determina os valores que a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. (ENBPar), responsável pela gestão da Conta de Itaipu, deve repassar às distribuidoras para que possam efetuar o crédito do Bônus de Itaipu nas faturas dos consumidores beneficiados.

O cálculo do Bônus de Itaipu e as regras de repasse aos consumidores são baseados no art. 21 da Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002, no Decreto nº 11.027, de 27 de dezembro de 2022, e no Submódulo 6.2 dos Procedimentos de Regulação Tarifária – PRORET.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES