Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Aneel libera mais 16 unidades eólicas no interior do Piauí; entenda!

As unidades localizam-se no município de Dom Inocêncio e cada uma possuirá uma capacidade de 5.700 kW.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O interior do Piauí recebeu mais um significativo impulso em sua capacidade de geração de energia renovável, graças à autorização do início da operação de 16 novas unidades eólicas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão foi anunciada no Diário Oficial da União em 28 de fevereiro.

Rafael Ervilha Caetano, gerente da Aneel, deu o sinal para os projetos da Enel Green Power. As unidades, divididas entre as usinas EOL Ventos de São Roque 13 e EOL Ventos de São Roque 26, localizam-se no município de Dom Inocêncio e cada uma possuirá uma capacidade de 5.700 kW.

Leia Mais

Este avanço é parte de uma trajetória crescente de investimentos em energia renovável no Piauí, que já possui 158 usinas geradoras, somando uma capacidade impressionante de 5.463 MW. A energia eólica domina o cenário energético do estado, representando 68% da capacidade instalada, um contraste marcante com a matriz energética nacional, que ainda se inclina fortemente para a hidráulica e a térmica.

Unidades eólicas foram autorizadas pela Aneel (Foto: Ari Versiani)O Piauí se destaca no aproveitamento da energia eólica, uma posição que não apenas reflete a abundância de recursos naturais, mas também uma política estadual consciente de priorizar fontes limpas e renováveis. Essa estratégia coloca o estado na vanguarda da transição energética no Brasil, contribuindo significativamente para os esforços nacionais de aumentar a capacidade instalada de geração de energia elétrica limpa.

À medida que o Piauí expande sua infraestrutura de energia eólica, o estado não apenas consolida sua posição como um polo de energia limpa no Brasil, mas também contribui de maneira significativa para as metas nacionais de capacidade instalada, que viu um acréscimo de 5,1 gigawatts no primeiro semestre do ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES