Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Bancada do Piauí será obrigada a destinar emendas para 12 obras em 2024

A legislação em vigor determina que a obrigatoriedade de designar recursos para obras já contempladas por emendas no ano anterior persiste até que esses projetos estejam concluídos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) divulgou recentemente uma lista contendo 128 empreendimentos em todo o país que serão contemplados por emendas das bancadas estaduais no Orçamento de 2024 (PLN 29/23). Dentre esses, o Piauí se destaca como o segundo estado com o maior número de obras que receberão emendas de forma imperativa. Ao todo, são 12 projetos no Estado. 

A legislação em vigor determina que a obrigatoriedade de designar recursos para obras já contempladas por emendas no ano anterior persiste até que esses projetos estejam concluídos. A medida visa garantir a continuidade e conclusão de investimentos essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Leia Mais

Entre as obras que receberão emendas obrigatórias no Piauí, destacam-se o trecho da BR-235 que liga o estado ao vizinho Bahia, a adequação de trecho da BR 343 entre Teresina e Parnaíba, e a restauração da PI-112 entre Teresina e Porto. Além disso, a conclusão das obras de duplicação da BR 316 e a construção de uma ponte sobre o Rio Parnaíba na divisa com o Maranhão são projetos fundamentais para a infraestrutura da região.

Trecho da BR 235 terá que receber emendas (Foto: DNIT)Outras obras de grande impacto incluem a pavimentação na PI 112, no trecho José de Freitas, a construção da Barragem Pedra Redonda, e a restauração da estrada entre Sebastião Leal e Baixa Grande do Ribeiro. A recuperação da PI-140 entre Floriano e São Raimundo Nonato, bem como a construção de uma estrada entre Esperantina e Caraúbas, também estão entre as prioridades.

A determinação de que as obras iniciadas com emendas das bancadas estaduais devem ter continuidade foi estabelecida em uma resolução de 2006 e incorporada à Constituição em 2019. De acordo com essa disposição, as emendas de bancada estadual devem ser objeto de emenda pela mesma bancada a cada exercício, até a conclusão da obra ou empreendimento.

É importante ressaltar que há situações específicas em que as bancadas não precisam repetir emendas para obras inacabadas. Isso ocorre quando o projeto ainda não foi iniciado, quando pelo menos uma etapa foi concluída, quando a proposta do Executivo já apresenta recursos suficientes, ou se existir algum impedimento técnico ou legal para a continuidade da obra.

Diante desse cenário, a bancada do Piauí enfrenta o desafio de destinar recursos significativos para garantir o avanço e conclusão desses projetos estratégicos, contribuindo assim para o desenvolvimento regional e o bem-estar da população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES