Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Bolsonaristas iniciam ofensiva no Congresso para convocar Ricardo Capelli

O movimento de convocação é encampado por parlamentares como Junio Amaral (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados federais alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) preparam uma ofensiva para convocar o interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Capelli, a comparecer no Congresso Nacional para prestar esclarecimentos sobre os atos do dia 08 de janeiro. O trabalho orquestrado pelos bolsonaristas engloba explicações não apenas sobre os atentados, incluindo o roubo de armamentos e munições durante o episódio lastimável.  

Os atos do dia 08 foram marcados pela invasão da sede dos Três Poderes por extremistas apoiadores de Bolsonaro, que não aceitaram o resultado das eleições de outubro

Leia Mais

O movimento de convocação é encampado por parlamentares como Junio Amaral (PL-MG) e Carla Zambelli (PL-SP), que apresentaram um requerimento para que Capelli compareça na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. O objetivo, de acordo com o documento, é questionar as possíveis omissões na prevenção e contenção das invasões ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.

As invasões ao Palácio do Planalto entraram novamente no foco das discussões, após imagens internas mostrarem o ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias entre os golpistas, juntamente com diversos agentes do GSI. O ex-ministro faltou a um convite da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a atuação da pasta que dirigia em relação às invasões, o que resultou em sua exoneração.

Ricardo Cappelli assumiu interinamente o cargo de ministro do GSI após a exoneração de Gonçalves Dias. No entanto, os deputados alegam que Cappelli não foi capaz de responder publicamente sobre o conhecimento do Governo Federal em relação às imagens divulgadas e as razões pelas quais houve a omissão de diversos ministérios em prevenir e conter as invasões, apesar de alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal.

Ricardo Capelli garante que vai acelerar substituição de servidores do GSI

Moraes quebra sigilo de câmeras e quer que PF ouça agentes do GSI

Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias será ouvido hoje na PF

Diante disso, os deputados Junio Amaral e Carla Zambelli justificam a necessidade e urgência da convocação de Ricardo Cappelli para prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre as possíveis omissões do Governo Federal, em especial do GSI, nas invasões ocorridas em Brasília no dia 8 de janeiro. 

Além desta frente, os bolsonaristas articularam dois novos requerimentos, através do Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e de Gustavo Gayer (PL-GO). No caso de Gayer, o pedido chama atenção por se referir aos atos do dia 08 de janeiro como uma 'manifestação'



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES