Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Conheça o ponto que pode atravancar novamente o Orçamento de Teresina

Na peça enviada pela equipe do prefeito Dr Pessoa (Republicanos) à Casa Legislativa, a determinação versa para que o líder municipal pode abrir créditos até o limite de 35% da despesa fixada.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em tramitação na Câmara de Teresina, o Orçamento de 2024 vem com previsão de receitas na ordem de R$ 5,7 bilhões e investimentos nas mais diversas áreas. Porém, um ponto da matéria, mais uma vez, pode dificultar as negociações com os parlamentares: a capacidade de remanejamento por meio de créditos suplementares.

Na peça enviada pela equipe do prefeito Dr Pessoa (Republicanos) à Casa Legislativa, a determinação versa para que o líder municipal pode abrir créditos até o limite de 35% da despesa fixada, na legislação vigente desse ano o acordo viabilizado foi de 20%, sendo que os vereadores queriam até menos: 10%. Nesse âmbito, há a expectativa de que haja um diálogo para que os parlamentares mantenham o teto estipulado na proposta original.

Leia Mais

Dr Pessoa enviou o Orçamento 2024 à Prefeitura de Teresina (Foto: SEMCOM)O texto ainda estipula a designação de centrais para movimentar dotações comuns atribuídas às diversas unidades orçamentárias; a realização de operações de crédito por antecipação de receita, observados os preceitos legais  aplicáveis à matéria; tal como a instituição de fundos de qualquer natureza, mediante autorização legislativa; além das medidas necessárias para ajustar os dispêndios ao efetivo comportamento da receita. Esses últimos pontos, no entanto, são consensuais.

Por parte da Prefeitura, o líder na Câmara, Antônio José Lira (Republicanos), disse em entrevista ao MeioNorte que espera uma aprovação mais tranquila no comparativo à peça orçamentária anterior.

“Com certeza, teremos menos obstáculos!!! Apesar dos talibãs”, cravou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES