Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputado propõe cota para policiais e guardas em pós nas universidades

O projeto busca promover a qualificação desses agentes e fortalecer o sistema de segurança do país.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um projeto de lei foi protocolado na Câmara dos Deputados pelo deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE) com o objetivo de estabelecer a reserva de vagas nos programas de pós-graduação das universidades federais para profissionais de segurança pública. O projeto busca promover a qualificação desses agentes e fortalecer o sistema de segurança do país.

De acordo com o projeto, seria instituída a criação de 5% das vagas de mestrado e doutorado nas instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação, em cada concurso seletivo, por curso e turno, destinadas aos profissionais de segurança pública. As forças de segurança abrangidas pela lei incluiriam a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Penal, Polícia Científica, Guardas municipais e demais órgãos e entidades relacionados à segurança pública.

Leia Mais

Eriberto Medeiros é o autor do projeto de lei (Foto: Agência Câmara)A justificativa do projeto destaca a importância da formação acadêmica de qualidade para os profissionais da segurança pública, permitindo-lhes compreender e lidar de maneira mais eficiente com os desafios da área, como a prevenção e investigação de crimes, gestão de crises e desenvolvimento de políticas de segurança. Além disso, a oportunidade de realizar cursos de mestrado e pós-graduação contribuiria para a valorização desses profissionais e sua progressão na carreira.

A proposta visa, portanto, promover a inclusão desses profissionais em um ambiente acadêmico de excelência, possibilitando a ampliação de conhecimentos, troca de experiências e desenvolvimento de pesquisas aplicadas à segurança pública.

O projeto aguarda o apoio dos parlamentares para sua aprovação, sendo considerado uma importante medida de desenvolvimento da área de segurança pública e valorização dos profissionais que atuam nesse setor. Caso aprovado, a lei entrará em vigor um ano após sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES