Exclusivo Cota de 80% para forró em festas juninas une deputado do PL e Boulos

De acordo com o projeto, 80% dos investimentos públicos para a contratação de artistas nas festividades deverão ser aplicados em atrações de forró. Deputados pediram urgência urgentíssima na apreciação.

Festa junina no Rio de Janeiro | Andy Manhães
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados Fernando Rodolfo (PL-PE), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL) se uniram nesta quinta-feira, 15 de junho, para requerer a urgência urgentíssima na apreciação do projeto de lei que regulamenta a destinação de recursos públicos para as festividades de São João, em todo o território nacional, e estabelece percentual mínimo que deve ser empregado para a contratação de artistas e conjuntos musicais de forró.  

A iniciativa legislativa foi proposta na quarta (14) por Fernando Rodolfo e  prevê que ao menos 80% dos valores atribuídos pelo Poder Público na contratação de artistas para as festas juninas sejam obrigatoriamente para atrações de forró. Os demais 20% poderão ser destinados a artistas de qualquer outro gênero musical 

Leia Mais

O projeto de lei em apreciação na Câmara Federal ainda disciplina que os recursos públicos não destinados à contratação de artistas deverão ser utilizados para financiar despesas relacionadas à infraestrutura dos eventos, organização de concursos de quadrilhas, divulgação, capacitação de profissionais e demais ações que contribuam para a qualidade e o sucesso do evento. 

Na justificativa da ação, o parlamentar do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) indica que a valorização e o investimento nas festividades do São João funcionam como estratégia de geração de emprego e renda, bem como fortalecimento da identidade cultural. No entanto, muitas vezes, as festividades do São João não recebem o devido apoio e investimento, ou, quando recebem, não o aplicam em alinhamento à cultura local, o que pode comprometer a qualidade e diversidade das atrações artísticas. 

Fernando justifica a atribuição de um limite mínimo tão vultuoso para a contratação de artistas de forró 

“Inexiste festividade junina que não esteja estritamente relacionada à sua origem forrozeira, não só através do registro imaterial que protege as nossas tradições e preserva a essência, mas também, para gerar turismos, renda e emprego. Destaca-se, neste ponto, que a ideia do projeto não é criar uma barreira exclusiva, mas justamente o contrário, pois, nos tempos modernos, vê-se uma “carnavalização das festas juninas”. Nesse sentido, o fulcro primacial desta previsão é  justamente não permitir a exclusão do forró da festa, em especial por, historicamente, ser este o ritmo musical que mais identifica os festejos de São João”, complementou. 

Caso aprovada, os entes poderão disciplinar a implementação da lei em 180 dias, ou seja, para as festas desse ano a tendência é que a medida ainda não tenha validade, apesar do esforço dos parlamentares para acelerarem sua análise.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES