Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputado 'Youtuber' quer garantir armas do Estado para agentes aposentados

O projeto de Delegado da Cunha, conhecido como 'Delegado Youtuber' visa assegurar o direito ao porte, acautelamento e uso de arma de fogo a aposentados dos órgãos de segurança pública.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Delegado da Cunha (PP-SP) apresentou um projeto de lei que propõe alterações no Estatuto do Desarmamento. O projeto visa assegurar o direito ao porte, acautelamento e uso de arma de fogo a aposentados dos órgãos de segurança pública.

A proposta de alteração busca modificar a legislação atual para garantir que membros das instituições de segurança pública, listadas no artigo 144 da Constituição Federal, que tenham se aposentado ou foram transferidos para a reserva remunerada, mantenham o direito ao porte, acautelamento e uso de arma de fogo fornecida pela respectiva corporação ou instituição.

Leia Mais

O deputado Delegado da Cunha justifica a iniciativa alegando que, ao encerrarem suas carreiras, os policiais perdem a proteção proporcionada pela arma funcional, ficando vulneráveis e colocando em risco a sua própria segurança e de suas famílias. Ele argumenta que, mesmo após a aposentadoria, os riscos inerentes à profissão policial não desaparecem e, em muitos casos, tendem a aumentar com o passar dos anos.

Deputado Delegado Da Cunha  apresentou a proposta (Foto: Reprodução/Facebook)A proposta também ressalta que o estatuto do desarmamento não aborda de forma adequada a situação dos policiais aposentados no que diz respeito ao porte de arma. O projeto busca, portanto, preencher essa lacuna, garantindo que os policiais aposentados tenham a possibilidade de manter a posse da arma fornecida pela instituição.

Ademais, o deputado indica que a aquisição de armas de fogo pessoais pode representar um ônus financeiro significativo para os policiais, considerando os baixos salários ou proventos que muitos deles recebem. Além disso, o deputado argumenta que, em muitos casos, os policiais aposentados continuam a enfrentar ameaças, uma vez que, devido à natureza de sua profissão, podem viver em áreas próximas a criminosos que enfrentaram durante sua carreira.

O projeto começa a tramitar no Congresso Nacional, onde será discutido e poderá receber modificações antes de ser votado.

O deputado Delegado da Cunha é conhecido como "delegado youtuber" e  é alvo de processos na Polícia Civil por supostamente xingar colegas e forjar prisões em vídeos publicados em seu canal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES