Flávio Bolsonaro destrava embate contra Lula para liberar o porte de armas

O senador associou o decreto a uma “agenda de desmonte do Brasil” e se juntou a outros parlamentares para anulá-lo

Armas em pauta | Sergio Lima/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Senadores da corrente bolsonarista apresentaram dois projetos com o objetivo de revogar completamente os efeitos do novo decreto sobre armas, elaborado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Um dos projetos, liderado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e outros nove parlamentares, alega que a norma ultrapassou a competência legislativa do Congresso para estabelecer regras.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Flávio associou o decreto a uma "agenda de desmonte do Brasil" e previu que a medida presidencial enfrentará resistência no Congresso. Flávio Bolsonaro destrava embate com Lula para liberar o porte de armas

Leia Mais

"O decreto de armas de Lula vai sim enfrentar resistência no Congresso Nacional! Junto com outros senadores, apresentei o projeto (PDL 193/2023) para revogar os efeitos desse decreto petista, que desarma as pessoas de bem e deixa os criminosos armados até os dentes", escreveu no Twitter.

O outro Projeto de Decreto Legislativo (PDL), de autoria do senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), argumenta que o decreto assinado por Lula "viola a Constituição em diversos pontos, ultrapassa os poderes regulamentares do Executivo e impede o exercício de direitos previstos no próprio Estatuto do Desarmamento - incluindo a aquisição de munições por caçadores e atiradores esportivos e a possibilidade de autorização excepcional do Comando do Exército para a compra de armas de fogo de uso restrito".

No último sábado, 53 deputados federais também apresentaram um PDL à Câmara dos Deputados para revogar os efeitos da norma.

Risco à coletividade

O decreto, emitido por Lula em 21 de julho, torna o controle de armas no país mais rigoroso. Entre as mudanças estão a redução do número de armas que caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs) podem ter acesso, a restrição do uso de alguns calibres, como a pistola 9 mm, que será destinada apenas às forças de segurança, e a limitação do horário de funcionamento para clubes de tiro.

Além disso, o governo federal planeja transferir gradualmente o controle dos equipamentos utilizados pelos CACs do Comando do Exército para a Polícia Federal (PF). O decreto entra em vigor imediatamente após a sua publicação no Diário Oficial.

A flexibilização do acesso a armas foi uma das principais medidas adotadas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O número de registros de CACs aumentou de 117,5 mil em 2018 para 783,4 mil no ano passado. Um dos principais argumentos de Bolsonaro era que facilitar o acesso a armas pelos civis garantiria o direito à legítima defesa.

Entretanto, a maioria dos especialistas em segurança afirma que o aumento da circulação de armas na sociedade não inibe a ocorrência de crimes e aumenta o risco de outros tipos de violência.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES