Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Em campanha, Governo Lula faz balanço de ações no Piauí em dez meses

Diversas iniciativas e programas foram implementados ou revitalizados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um período de dez meses, o Governo Federal celebrou a reconstrução das bases essenciais para promover o desenvolvimento social, proporcionando segurança e qualidade de vida às famílias em todo o Brasil. Diversas iniciativas e programas foram implementados ou revitalizados para reverter os danos causados à máquina pública. 

A campanha intitulada "Brasil no Rumo Certo" será transmitida neste mês pela televisão e nas redes sociais, visando apresentar à população do Piauí o impacto positivo das ações governamentais. Essas ações já têm resultado em crescimento econômico, inclusão social, geração de empregos e renda, além da redução das disparidades sociais e regionais.

Leia Mais

No estado do Piauí, mais de 623,5 mil famílias estão sendo beneficiadas pelo programa Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por ter retirado milhões de famílias da situação de fome. Somente no mês de outubro, o Piauí recebeu um repasse de R$ 420 milhões, beneficiando famílias em todas as 224 cidades do estado, com a capital, Teresina, abrigando o maior número de beneficiários, somando 105,8 mil famílias.

Lula veio ao Piauí apresentar o novo PAC (Foto: Ricardo Stuckert)Além de garantir uma renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos fundamentais, como saúde, educação e assistência social. Graças a esse conjunto de ações do governo, 542 mil piauienses já saíram da linha da pobreza.

Na área da saúde, o Piauí recebeu um reforço considerável com a alocação de mais 79 médicos pelo programa Mais Médicos até o mês de outubro. Com essa ampliação, a rede de atenção à saúde do estado agora conta com 419 profissionais, capazes de atender até 1,4 milhão de pessoas.

O programa nacional de saúde bucal, conhecido como "Brasil Sorridente" tem transformado a vida de milhões de brasileiros ao oferecer serviços odontológicos de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante os meses de janeiro a agosto, 15 novas equipes foram habilitadas, totalizando 1,2 mil equipes em ação no Piauí. Esses serviços são disponibilizados em Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais, além de contar com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que colaboram na confecção de próteses dentárias, oferecendo apoio às USF, UOM e CEO.

Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o governo repassou R$ 84,3 milhões até agosto para o Piauí, melhorando a qualidade das refeições servidas a 796,7 mil alunos em 3,8 mil escolas em todo o estado. O PNAE atende alunos de todas as etapas da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizado e formação de hábitos alimentares saudáveis.

No que diz respeito ao emprego, o Piauí alcançou a marca de 335.563 postos de trabalho com carteira assinada em setembro, registrando um aumento de 21,7 mil novas vagas nos primeiros nove meses de 2023. Todos os cinco grupos de atividades econômicas (serviços, construção, indústria, comércio e agropecuária) tiveram saldo positivo ao longo do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES