Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Em janeiro, Piauí foi o terceiro no país em expansão da matriz elétrica

A ANEEL projeta uma expansão de 10.106 megawatts (MW) na matriz elétrica nacional este ano.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um ano de 2023 marcado por um notável crescimento na matriz elétrica do Brasil, alcançando o maior índice anual desde o início das medições pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as expectativas para 2024 apontam para um cenário igualmente grandioso. A ANEEL projeta uma expansão de 10.106 megawatts (MW) na matriz elétrica nacional este ano, representando o segundo maior avanço anual desde a criação da Agência em 1997, ficando apenas atrás do crescimento registrado no ano anterior, que totalizou 10.324,2 MW.

O mês de janeiro já apresentou um incremento de 621,56 MW, sendo 422,20 MW provenientes de fonte eólica, 198,12 MW de centrais fotovoltaicas e 1,24 MW de pequenas centrais hidrelétricas. No ranking de avanço, o Piauí despontou como o terceiro estado do país, contribuindo com 48,12 MW, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 368,10 MW, e do Ceará, com 150,00 MW.

Leia Mais

O Piauí mantém seu progresso no setor energético, como evidenciado no início de janeiro, quando o gerente da ANEEL, Rafael Ervilha Caetano, anunciou a autorização para a operação comercial de 14 unidades geradoras de energia solar no estado. O despacho contempla a UFV Sol do Piauí, situada em Curral Novo do Piauí, liderada pela Sol do Piauí Geração de Energia Ltda., reforçando o compromisso do estado em promover fontes limpas e renováveis.

Piauí é destaque na produção de energias limpas (Foto: José Cruz/Agência Brasil)Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Piauí já possui 158 usinas de geração de energia, totalizando 5.463 MW. A energia eólica destaca-se, representando 68% da capacidade instalada, enquanto a solar fotovoltaica contribui com 27%. Energias hidráulica e térmica contribuem com 4% e 1%, respectivamente.

A capacidade total do Brasil se aproxima dos 200 GW, atingindo 198.979,8 MW de potência fiscalizada, com 84,17% das usinas em operação consideradas renováveis. A ANEEL, por meio do Sistema de Informações de Geração (SIGA), mantém dados diários de usinas em operação e empreendimentos outorgados em fase de construção. 

Em janeiro, foi inaugurada a atualização do painel RALIE no Portal de Relatórios Abertos (PARA), fornecendo informações sobre a expansão da oferta de geração de energia elétrica de forma mais intuitiva, com o intuito de aprimorar a interatividade e oferecer mais transparência sobre as obras em andamento. 

As informações do painel são atualizadas mensalmente com base em inspeções in loco e no Relatório de Acompanhamento de Empreendimentos de Geração de Energia Elétrica (Rapeel), contando com a contribuição das empresas fiscalizadas para uma análise minuciosa da equipe de monitoramento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES