Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Ex-ministro de Bolsonaro atua para impor exigência nas reuniões do COPOM

O objetivo da proposta é seguir o exemplo de práticas adotadas por outros bancos centrais internacionais, como o Federal Open Market Committee (FOMC) dos Estados Unidos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Marcos Pontes (Republicanos-SP), ex-ministro na gestão de Jair Bolsonaro, apresentou um projeto que propõe alterações na Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, visando promover maior transparência nas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). O projeto visa tornar obrigatória a gravação das reuniões do Copom e a publicação integral do seu conteúdo, incluindo dados e materiais técnicos apresentados, após um prazo de cinco anos a partir da data de encerramento de cada reunião.

O objetivo da proposta é seguir o exemplo de práticas adotadas por outros bancos centrais internacionais, como o Federal Open Market Committee (FOMC) dos Estados Unidos, que divulga a transcrição completa das reuniões após cinco anos, e o Monetary Policy Committee (MPC) do Banco da Inglaterra, que publica a transcrição após oito anos.

Leia Mais

Copom decide hoje sobre redução na taxa de juros (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)A ideia por trás da iniciativa é proporcionar maior transparência ao mercado financeiro e aos agentes econômicos sobre as discussões e decisões relacionadas à taxa básica de juros. Com a publicação das transcrições, será possível analisar os argumentos utilizados pelos membros do Copom durante as reuniões, confrontando-os com dados estatísticos e materiais técnicos que embasaram suas decisões. Isso permitirá uma análise empírica mais detalhada e aperfeiçoamento da política monetária no futuro.

É importante ressaltar que o projeto prevê um prazo para a divulgação das gravações das reuniões, evitando que a divulgação imediata possa causar interpretações precipitadas no mercado e prejudicar a efetividade da política monetária. Dessa forma, busca-se manter um equilíbrio entre a transparência e a preservação do ambiente adequado para a apresentação de argumentos relevantes durante as discussões do Copom.

O Copom tem recebido atenção especial nas últimas semanas, principalmente pela pressão em torno da redução da taxa Selic, que atualmente está em 13,75%. A expectativa é que na reunião desta quarta-feira, 02 de agosto, ocorra uma redução da taxa básica de juros. A proposta apresentada pelo senador Marcos Pontes pode contribuir para uma maior compreensão e acompanhamento das decisões tomadas pelo colegiado. Agora, cabe ao Congresso Nacional avaliar e deliberar sobre o projeto para que possa ser implementado. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES