Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Governo retifica decreto sobre redução de gratificações; inclui restrição!

Para fundamentar a decisão, a Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados (CGFR) considera a necessidade de adequar as despesas às disponibilidades financeiras do Estado do Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira, 12 de janeiro, o Secretário de Fazenda do Piauí, Emílio Joaquim de Oliveira Junior, publicou uma retificação na portaria que trata da redução nas gratificações para servidores públicos. A Resolução estabelece a prorrogação dos efeitos da medida, impactando servidores, sejam comissionados ou não, incluindo Secretários de Estado, Chefes de Autarquias e Fundações Públicas, bem como Superintendentes.

Para fundamentar a decisão, a Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados (CGFR) considera a necessidade de adequar as despesas às disponibilidades financeiras do Estado do Piauí, buscando assegurar uma gestão fiscal equilibrada para cumprir os compromissos de pagamentos em meio a um cenário incerto quanto à volatilidade das receitas oriundas do Fundo de Participação do Estado (FPE).

Leia Mais

De acordo com a resolução, a redução das gratificações, inicialmente prevista na Resolução nº 004/2023-CGFR, será prorrogada para o período de janeiro a abril de 2024. Contudo, a Secretaria de Estado da Educação e a Fundação Universidade Estadual do Piauí estão excepcionadas dessa redução.

Emílio Júnior comanda a Comissão de Gestão Financeira (Foto: Ascom/Sefaz)A medida estabelece que a redução ficará restrita a 15% sobre a parcela de valor percebido mensalmente que ultrapasse R$ 2.000,00 (dois mil reais). O Secretário de Fazenda, Emílio Joaquim de Oliveira Junior, assinou eletronicamente a resolução, que entrou em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 2 de janeiro de 2024. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES