Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Grau de dependência da União cai no Piauí e fica abaixo de 50%, indica STN

Com esses novos indicadores, o Piauí agora é menos dependente da União do que diversos outros estados, como Maranhão, Sergipe, Roraima, Acre e Amapá.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou o balanço referente ao quinto bimestre de 2023, indicando que o Piauí apresentou uma redução no grau de dependência financeira da União. Os números revelam que 51% da receita corrente total do estado são provenientes de receitas próprias, enquanto 49% são oriundos de transferências. Em comparação com fevereiro do ano anterior, quando as transferências representavam 55% da receita do Piauí, a mudança é significativa.

Com esses novos indicadores, o Piauí agora é menos dependente da União do que diversos outros estados, como Maranhão, Sergipe, Roraima, Acre e Amapá. Alagoas possui o mesmo grau de dependência que o Piauí. Por exemplo, no Acre, 67% da Receita Corrente Total provêm de transferências correntes, indicando que a cada R$ 10, R$ 6,70 não são provenientes de receitas próprias do estado. Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte é o ente menos dependente.

Leia Mais

Importante ressaltar que o Relatório Resumido da Execução Orçamentária de Estados e Distrito Federal (RREO em Foco) refere-se ao quinto bimestre de 2023 e fornece informações fiscais consolidadas do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública desses entes federativos.

Dados são referentes até outubro de 2023 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)É válido destacar que os dados do "RREO em Foco" são declarados pelos próprios estados, diferenciando-se das estatísticas anuais já publicadas pelo Tesouro conforme o Programa de Ajuste Fiscal (PAF). Com a implementação da Matriz de Saldos Contábeis a partir de janeiro de 2018, a expectativa é que as informações se tornem cada vez mais precisas, convergindo no futuro entre esses dois boletins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES