Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Judeus repudiam falas de Nikolas Ferreira: “negacionismo do Holocausto”

O Instituto Brasil-Israel (IBI) emitiu uma nota de repúdio em relação às declarações do deputado bolsonarista.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As falas proferidas pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) em um podcast tem causado indignação e repúdio entre a comunidade judaica e organizações que lutam pela preservação da memória do Holocausto. O Instituto Brasil-Israel (IBI) emitiu uma nota de repúdio em relação às declarações do deputado, que defendeu a liberdade para que sejam feitas piadas nazistas e até mesmo chegou a admitir a existência de um partido sobre essa corrente criminosa

"A liberdade de expressão é uma discussão muito mais profunda do que as pessoas acreditam. Você tem um autor que relata que existem judeus que não são contrários a uma tese que foi feita por um estudioso que colocou o holocausto como se fosse mentiroso. Se for parar para pensar, o holocausto aconteceu, nós vamos deixar gente falar que o holocausto não aconteceu e ficar influenciando pessoas? A própria comunidade judaica deu a liberdade para esse cara falar isso, porque? Segundo ele, a liberdade de expressão é plena em uma sociedade que se autorregula, não é censurando as coisas, deixando que as coisas aconteçam e que as pessoas consigam analisar que aquilo é um absurdo", sinalizou.  

Leia Mais

Para o IBI, é preocupante que a imprensa e até mesmo o parlamento brasileiro estejam dando espaço para discursos negacionistas que ferem a história e a memória de milhões de vítimas do Holocausto. De acordo com o grupo, o deputado bolsonarista utilizou a falsa bandeira da democracia para disseminar ideias que vão contra a verdade histórica e buscam minimizar as graves consequências do nazismo.

Nikolas Ferreira deu declarações polêmicas em um podcast (Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara)O IBI pontua que ao mencionar um judeu que supostamente aceitaria a abertura de um partido nazista no Brasil, o deputado tenta justificar suas ideias negacionistas, usando uma suposta aprovação imaginária para calar o sofrimento de milhões de judeus reais que foram vítimas do regime nazista.

O Instituto Brasil-Israel destaca que dar espaço ao negacionismo, antissemitismo e qualquer tipo de preconceito tem efeitos nefastos para a sociedade como um todo. A liberdade de expressão não pode ser confundida com a propagação de mentiras e discursos que desrespeitam as vítimas do Holocausto e a luta pela preservação de sua memória.

Neste contexto, o grupo defende que é fundamental que a sociedade esteja atenta e comprometida com o combate a ideias negacionistas e opressoras, garantindo a preservação da verdade histórica e o respeito à memória das vítimas do Holocausto. Segundo o IBI, é dever de todos assegurar que tais acontecimentos trágicos não sejam esquecidos e que a história seja transmitida de forma íntegra para as futuras gerações. O Holocausto foi um dos períodos mais sombrios da história da humanidade, e é fundamental que nunca sejam permitidos discursos que desvirtuem ou minimizem sua gravidade.

"A história expõe que se trata de falácias. Dar solo para o crescimento do negacionismo, do antissemitismo e de qualquer tipo de opressão ou preconceito traz consequências nefastas para a sociedade. Mentira não é liberdade de expressão".

O IBI conclui sua nota reafirmando o repúdio veemente às declarações do deputado Nikolas Ferreira, que desrespeitam as vítimas, sobreviventes e todos os que se dedicam a preservar a memória dos horrores provocados pelo nazismo. É importante que a sociedade repudie atitudes negacionistas e se una em defesa da verdade histórica e da memória daqueles que sofreram com a barbárie nazista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES