Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Juiz do Piauí tem aposentadoria convertida em caso de corrupção passiva

O CNJ autorizou por unanimidade a conversão da aposentadoria voluntária em compulsória.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tomou uma decisão unânime ao aprovar a conversão da aposentadoria voluntária em aposentadoria compulsória de um juiz envolvido em um caso de corrupção no município de Nossa Senhora de Nazaré (PI). A penalidade foi aplicada devido a uma infração cometida pelo magistrado em outubro de 2011.

O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 0003072-92.2018.2.00.0000, relatado pelo conselheiro Mauro Martins, rejeitou as alegações de prescrição apresentadas pela defesa do juiz, assim como os questionamentos sobre a saúde mental do acusado. De acordo com o relator, o magistrado teria solicitado dinheiro à então prefeita de Nossa Senhora de Nazaré. Essa conversa foi gravada por orientação da Procuradoria, resultando na prisão em flagrante do juiz durante a entrega do dinheiro, após o promotor solicitar o apoio da Polícia Federal. As evidências são consideradas substanciais, como mencionou o relator.

Leia Mais

Conselheiro Mauro Martins e corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão (Foto G.Dettmar/Ag. CNJ) 

O subprocurador-geral da República Alcides Martins, representante do Ministério Público Federal (MPF) no CNJ, ressaltou que o juiz, antecipando a sanção que enfrentaria, optou por pedir voluntariamente sua aposentadoria. Segundo ele, a pena imposta é adequada para desencorajar e prevenir a ocorrência de atos dessa natureza.

O magistrado foi responsabilizado criminalmente por meio de uma sentença condenatória de 5 anos e 10 meses de reclusão, de acordo com o Artigo 317 do Código Penal, que estabelece o crime de corrupção passiva como uma infração penal que apenas funcionários públicos podem cometer. Na época, o juiz justificou seu pedido à prefeita alegando estar passando por necessidades financeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES