Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Merlong quer instalar Centro Cultural na Estação Ferroviária de Teresina

O parlamentar já protocolou ofício junto à presidência da Caixa solicitando a instalação do Centro Cultural.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Merlong Solano (PT) se reuniu em Brasília, na terça-feira (10), com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e a superintendente do Piauí, Teresinha Brandão, para articular a instalação de um Centro Cultural da Caixa Econômica Federal no Complexo Arquitetônico da Estação Ferroviária de Teresina, na Avenida Miguel Rosa, no Centro da cidade. 

O parlamentar, que já protocolou ofício junto à presidência da Caixa solicitando a instalação do Centro Cultural, explicou que a intenção é revitalizar a Estação Ferroviária, tornando-a um espaço de divulgação da arte e cultura brasileiras. 

Leia Mais

“No próximo ano, o conjunto arquitetônico da Estação Ferroviária vai abrigar a sede da Superintendência do Iphan no Piauí. As obras já estão em andamento e a inauguração deverá ser em agosto, com uma vasta programação. A Estação Ferroviária possui um espaço bem grande, bem localizado e com capacidade para abrigar mais de um espaço cultural. O que estamos propondo é que a Caixa Econômica possa utilizar o local para a instalação de um Centro Cultural, a exemplo dos já instalados em Brasília, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, etc. São espaços onde a Caixa proporciona acesso a diversas manifestações culturais, com uma programação gratuita ou a preços acessíveis”, informou o deputado.

Instalação de Centro Cultural é costurado por Merlong (Foto: Divulgação)Merlong Solano destacou ainda que um novo espaço de arte e cultura aumenta a oportunidade de geração de empregos formais e informais, melhora a renda de pequenos comerciantes da região e revitaliza o Centro da cidade.

 “O Centro de Teresina está esvaziado, muitas moradias e comércios migraram para a zona leste e para os bairros, então é mais uma chance de fazer os teresinenses frequentarem o Centro. Imagine um espaço como esse, que agrega o Parque da Cidadania, o Iphan com seu vasto acervo, e mais um Centro Cultural. É mais oportunidade para muita gente, traz mais segurança porque já não se tem mais um espaço abandonado e escuro. Enfim, faz Teresina crescer. Vamos continuar as tratativas com a Caixa, com o Iphan, Ministério da Cultura, Governo do Piauí, Prefeitura de Teresina e demais órgãos para garantir esse benefício para a nossa capital”, finalizou Merlong.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES