Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

MPT investiga irregularidades em clínicas odontológicas de Teresina

As principais violações denunciadas incluem a falta de anotação na carteira de trabalho, o não pagamento do piso salarial da categoria e a ausência do adicional de insalubridade.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou um inquérito civil para apurar uma série de irregularidades em sete clínicas odontológicas localizadas na cidade de Teresina, após denúncia feita pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado do Piauí (SOEPI). As principais violações denunciadas incluem a falta de anotação na carteira de trabalho, o não pagamento do piso salarial da categoria e a ausência do adicional de insalubridade.

As denúncias apresentadas pelo Sindicato fundamentaram a abertura do inquérito pelo Ministério Público do Trabalho, que visa investigar essas irregularidades e tomar as medidas cabíveis para corrigir a situação.

Leia Mais

Clínicas odontológicas são alvo de investigação pelo MPT (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)Nesse processo, o Conselho Regional de Odontologia do Piauí (CRO-PI) tem prestado apoio ao SOEPI, colaborando ativamente no acompanhamento e no fornecimento de informações relacionadas ao caso.

Além das questões já mencionadas, foi constatado o uso de contratos de parceria descaracterizados, que não têm legitimidade, e em alguns casos, a exigência de que os dentistas criem uma Pessoa Jurídica para poderem trabalhar, a fim de evitar a contratação formal pela carteira de trabalho, que é a forma adequada de contratação.

O inquérito civil abrange um total de sete clínicas, sendo a maioria delas integrantes de rede de franquia presente na capital do estado.

Vale ressaltar que o piso salarial nacional dos dentistas está estabelecido em R$ 3.636,00, conforme previsto na lei nº 3.999/61, para uma carga horária de 20 horas semanais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES