Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

No Piauí, 85,08% das mortes por Covid são dos que não concluíram imunização

Do total dos óbitos, entre junho e julho, em decorrência da Covid-19, 14,92% não tomaram nenhuma dose das vacinas e 85,08 % não completaram o esquema vacinal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatório do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apresentou detalhes sobre o perfil dos óbitos por Covid-19, nos meses de junho e julho, no Piauí. De 01 de junho a 13 de julho o estado registou 67 mortes pela doença, nos primeiros 13 dias do mês sete foram contabilizados a maior quantidade de óbitos, quando 44  pessoas perderam à vida.

Do total dos óbitos, neste período, em decorrência da Covid-19, 14,92% não tomaram nenhuma dose das vacinas e 85,08 % não completaram o esquema vacinal. Das 67 mortes contabilizadas no relatório, 33 são de pessoas do sexo feminino e 34 do sexo masculino.

Leia Mais

“O CIEVS observou um crescimento desses óbitos e dos casos da doença a partir do dia 01 de julho, o que nos deixou em alerta e prontamente já chamamos atenção dos municípios para este aumento e a necessidade de intensificar à vacinação e as medidas de vigilância da doença, pois observamos que quase 15% das mortes são de pessoas que sequer tomaram uma dose da vacina”, disse a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa.

Néris Júnior explicou a importância da vacinação contra a Covid (Foto: Divulgação)A faixa etária com maior concentração de mortes pela doença é na população acima de 80 anos. Foram registradas as seguintes quantidades por intervalo de idades: 0 a 10 anos (03 óbitos); 11 a 20 anos (0 óbito); 21 a 30 anos (0 óbitos); 31 a 40 anos (02 óbitos); 41 a 50 anos (04 óbitos); 51 a 60 anos (08 óbitos); 61 a 70 anos (13 óbitos); 71 a 80 anos (12 óbitos) e acima de 80 anos (25 óbitos).

Atenta ao crescimento dos casos e óbitos por consequência da Covid-19, a Sesapi faz um alerta aos municípios para que aumente a vacinação da população, e que realize uma busca ativa daqueles faltosos para realizar à imunização. “Sabemos que a vacina é fundamental para a proteção e evitar os casos mais graves da doença, mas precisamos que nossa população complete todo o esquema vacinal. Por isso pedimos aos gestores municipais que façam uma busca ativa dos que precisam tomar as vacinas em todas as etapas e que reforcem à necessidade do uso de máscaras em ambientes fechados”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES