Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Novo tratamento para HIV chega ao Piauí com 55 mil unidades; detalhes!

A transição do uso da terapia com dois comprimidos para o novo formato ocorrerá de maneira gradual e contínua, seguindo critérios específicos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde concluiu a entrega de uma inovadora combinação de medicamentos para o tratamento do HIV no Piauí. Esta combinação única consiste nos antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg, apresentados em um único comprimido. Ao todo, 5,6 milhões de unidades desse medicamento foram distribuídas em todo o país, sendo que o Piauí recebeu uma parcela de 55.020 unidades.

Leia Mais

Diferentemente dos tratamentos anteriores, que envolviam a administração de várias combinações de medicamentos para suprimir o vírus e retardar o avanço da doença, esse novo tratamento oferece aos pacientes a conveniência de uma única dose diária.

SUS disponibiliza novo medicamento no tratamento do HIV (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)A transição do uso da terapia com dois comprimidos para o novo formato ocorrerá de maneira gradual e contínua, seguindo critérios específicos, como idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias no último exame e ter iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023. A possibilidade de expandir o público beneficiado por esse novo modelo de tratamento será revisada em seis meses, levando em consideração fatores como o aumento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede.

O medicamento dolutegravir 50 mg + lamivudina 300 mg é resultado de uma parceria estratégica entre Farmanguinhos/Fiocruz e as empresas farmacêuticas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline. As instruções sobre o uso da terapia e o preenchimento do formulário para dispensação de antirretrovirais podem ser encontradas em uma nota técnica no site do Ministério da Saúde.

A distribuição dessa nova combinação de medicamentos faz parte da estratégia prioritária do ministério para erradicar o HIV e a aids como problemas de saúde pública. Em 2023, o investimento total em medicamentos contra o vírus ultrapassou a marca de R$ 1,8 bilhão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES