Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Obras de Torquato Neto são reconhecidas como manifestação cultural nacional

Entre suas composições notáveis estão “Mamãe, coragem”, interpretada por Gal Costa, “Geleia Geral”, em colaboração com Gilberto Gil, e “Pra Dizer Adeus”, imortalizada na voz de Elis Regina.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A produção artística de Torquato Neto, renomado poeta, compositor, cineasta e jornalista piauiense, foi oficialmente reconhecida como parte integrante da cultura nacional. A aprovação da Lei nº 14.742, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e divulgada no Diário Oficial nesta sexta-feira, 1º de dezembro, marca esse importante reconhecimento.

A legislação estabelece o reconhecimento de todas as obras de Torquato Neto como expressões da cultura nacional. Sua influência marcante na cultura brasileira o consagrou como um dos protagonistas do movimento cultural de vanguarda conhecido como Tropicalismo, que deixou sua marca principalmente na música.

Leia Mais

Além de sua atuação no jornalismo, Torquato Neto deixou uma significativa contribuição para a Música Popular Brasileira (MPB), transformando muitos de seus poemas em emblemáticas canções.

Obras de Torquato Neto se tornam manifestação cultural nacionalNascido como Torquato Pereira de Araújo Neto em Teresina, no Piauí, em 9 de novembro de 1944, o artista viveu em diferentes lugares, como Salvador e o Rio de Janeiro. Sua convivência estreita com figuras ilustres da cena artística, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa, evidencia sua influência e relevância no meio.

Entre suas composições notáveis estão "Mamãe, coragem", interpretada por Gal Costa, "Geleia Geral", em colaboração com Gilberto Gil, e "Pra Dizer Adeus", imortalizada na voz de Elis Regina.

O poeta e artista talentoso teve sua vida interrompida precocemente em 1972, no Rio de Janeiro, aos 28 anos de idade, mas seu legado persiste como parte indissociável da rica tapeçaria cultural brasileira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES