Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Piauí abre distância para PE e é o 2º em expansão energética em outubro

Quanto à capacidade instalada, o Brasil atingiu a marca de 195.718,1 MW de potência fiscalizada, conforme dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No cenário da expansão da matriz elétrica brasileira em 2023, o Piauí se destaca ao abrir vantagem sobre Pernambuco, mantendo-se na quarta posição nacional. Até o mês de outubro, o estado piauiense registrou um acúmulo de 614,8 MW, enquanto Pernambuco ocupou a quinta posição, somando 475,5 MW.

Os líderes dessa expansão foram o Rio Grande do Norte, com um expressivo crescimento de 1.957,1 MW ao longo do ano, seguido pela Bahia, em segundo lugar, com 1.934,0 MW, e Minas Gerais, ocupando a terceira posição com 1.815,7 MW.

Leia Mais

No mês de outubro, o Piauí conquistou a segunda posição em expansão, adicionando 153,9 MW à sua capacidade, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, que registrou um acréscimo de 161,4 MW.

Balanço da expansão energética nacionalO Brasil como um todo se aproximou da marca de 8 gigawatts (GW) em novos empreendimentos de geração inaugurados em 2023. O país encerrou o mês de outubro com uma expansão de 7.799,1 megawatts (MW) ao longo do ano, conforme registros da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Notavelmente, 89,8% desse avanço são atribuídos às fontes eólica e solar centralizadas, que contribuíram com a entrada em operação de 7.007,4 MW nos últimos 10 meses.

A expansão da matriz elétrica alcançou 19 estados nas cinco regiões do Brasil até outubro. Os três líderes nesse período foram o Rio Grande do Norte, Bahia e Minas Gerais. No recorte específico para o mês de outubro, o Rio Grande do Norte obteve o maior incremento, seguido de perto pelo Piauí, Bahia e Pernambuco. Mato Grosso do Sul também registrou um crescimento, impulsionado pela entrada em operação de uma usina termelétrica de 21,5 MW.

Piauí segue avançando na produção energética (Foto: Aneel)Quanto à capacidade instalada, o Brasil atingiu a marca de 195.718,1 MW de potência fiscalizada, conforme dados do Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA). Desse total em operação, 83,8% das usinas são classificadas como renováveis. O SIGA, que é atualizado diariamente, fornece informações sobre usinas em operação e empreendimentos outorgados em fase de construção, oferecendo uma visão abrangente da evolução do setor de geração de energia no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES