Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí terá o 7º maior crescimento no PIB com a Reforma Tributária, diz IPEA

O estudo do Ipea comparou as propostas de reforma tributária em discussão com a situação atual e avaliou seus impactos até 2032.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a implementação da reforma tributária poderia impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí em 1,04% até 2032. O estudo, intitulado "Propostas de reforma tributária e seus impactos: uma avaliação comparativa", analisou os efeitos econômicos, regionais e setoriais das propostas de reforma tributária sobre a estrutura produtiva da economia brasileira.

No Brasil, os debates sobre a reforma tributária têm ocorrido há décadas. Atualmente, quase metade da receita tributária é gerada por meio de impostos sobre o consumo de bens e serviços, o que tem prejudicado o crescimento econômico sustentável de longo prazo no país. O estudo do Ipea comparou as propostas de reforma tributária em discussão com a situação atual e avaliou seus impactos até 2032.

Leia Mais

A principal conclusão do estudo é que a proposta em votação na Câmara dos Deputados, conhecida como Substitutivo à PEC 45/2019, poderia impulsionar o crescimento do PIB em 2,39% até 2032, em comparação com um cenário sem nenhuma reforma. Durante o período de transição, à medida que o sistema tributário antigo é gradualmente substituído pelo novo, as simulações demonstraram um crescimento do PIB em todos os cenários analisados.

Lira e aliados comemoram aprovação da Reforma Tributária (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deeputados)

No caso específico do Piauí, o estudo projeta um crescimento de 1,04% com a implementação do substitutivo da PEC 45/2019, colocando o estado como o sétimo maior crescimento do país, com o Piauí ficando atrás apenas de São Paulo, Paraíba, Rio de Janeiro, Acre, Distrito Federal e Minas Gerais. Sem o substitutivo, o crescimento estimado do PIB poderia chegar a 3,80%.

O estudo também revela que alguns estados teriam um crescimento projetado abaixo de 1%, como Paraná, Maranhão, Sergipe, Tocantins, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Espírito Santo e Ceará. Além disso, oito estados teriam uma queda no PIB, incluindo Roraima, Amapá, Alagoas, Rondônia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás.

Tabela do Ipea mostra a projeção dos Estados com a reforma (Foto: REPRODUÇÃO)

O pesquisador João Maria de Oliveira destaca que as mudanças na estrutura tributária promovem um crescimento econômico, favorecendo setores com cadeias produtivas mais longas e maior efeito multiplicador. Ele ressalta que a reforma tributária não apenas impulsionaria o crescimento econômico, mas também alinharia a economia brasileira para um crescimento ainda maior.

Além disso, o estudo aponta que a reforma tributária teria um impacto positivo no emprego, com um aumento no número de empregos qualificados e melhor remunerados. Com a mudança nos tributos, também haveria ganhos reais na produtividade do trabalho, o que evidencia que a reforma tributária traria benefícios à alocação produtiva e estimularia o aumento da oferta de empregos.

Diante dessas conclusões, o pesquisador vê de maneira otimista o atual cenário, acreditando que há um consenso possível entre os diversos setores envolvidos, os três níveis federativos e os estados e municípios. Ele acredita que esse consenso pode levar o Brasil a um estágio avançado de crescimento econômico.

A implementação de uma reforma tributária é urgente e necessária para impulsionar o crescimento econômico sustentável do país a longo prazo. O estudo do Ipea destaca os benefícios econômicos e sociais que podem ser alcançados com as mudanças na estrutura tributária, incluindo o aumento do PIB, a criação de empregos mais qualificados e a melhoria da produtividade do trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES