Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo PL proíbe prática e divulgação de 'cura gay'; prevê prisão de até 4 anos

O projeto de lei busca criminalizar a prática, prescrição e divulgação das terapias de conversão, estabelecendo penas de reclusão e multa para quem cometer esses atos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de terça-feira, 25 de julho, as deputadas federais Duda Salabert (PDT-MG), Tábata Amaral (PSB-SP) e Camila Jara (PT-MS) apresentaram um projeto de lei que tem como objetivo proibir a prática e a divulgação das chamadas "terapias de conversão" de orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.

O texto do projeto detalha os conceitos de orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero, esclarecendo que essas características das pessoas LGBTIAPN+ não podem ser consideradas anormais ou patológicas, sendo variações naturais. O projeto enfatiza que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já retirou a transexualidade do rol de patologias mentais e que a homossexualidade também não é uma forma de patologia.

Leia Mais

As terapias de conversão, também conhecidas como "cura gay" ou "cura trans", são condenadas pela ciência e têm sido alvo de estudos que comprovam sua ineficácia e danos graves causados às pessoas submetidas a essas práticas. O projeto destaca que essas terapias não têm embasamento científico e têm causado prejuízos à saúde mental das pessoas envolvidas.

Deputadas Duda Salabert, Camila Jara e Tábata Amaral são as proponentes (Foto: Divulgação/Reprodução/Agência Câmara)

O projeto de lei busca criminalizar a prática, prescrição e divulgação das terapias de conversão, estabelecendo penas de reclusão e multa para quem cometer esses atos. Além disso, também será punido aquele que impedir ou dificultar o acesso de pessoas LGBTIAPN+ a profissionais e serviços de saúde que promovam o suporte e o cuidado relacionados à sua orientação sexual, identidade de gênero ou expressão de gênero.

O Brasil tem a oportunidade de seguir o exemplo de outros países que já baniram as terapias de conversão, demonstrando um compromisso com os direitos e a proteção da comunidade LGBTIAPN+. A iniciativa das deputadas Salabert, Amaral e Jara representa um importante passo na luta pela igualdade e respeito à diversidade, buscando garantir que cada indivíduo possa ser livre para expressar sua orientação sexual e identidade de gênero, sem sofrer discriminação ou tentativas de mudanças forçadas. O projeto de lei agora seguirá para análise e votação no Congresso Nacional, e espera-se que conte com o apoio dos demais parlamentares para sua aprovação e implementação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES