Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Prefeitura de Teresina regula inspeções periódicas em edificações; regras!

O Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE) é fundamental nesse processo e deve ser elaborado por engenheiro legalmente habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em publicação no Diário Oficial desta quarta-feira, 20 de setembro, a Prefeitura Municipal de Teresina regulamentou a aplicação da Lei n° 5.489, de 3 de fevereiro de 2020, que determina a realização periódica de inspeção em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica

O Decreto assinado pelo prefeito Dr Pessoa (Republicanos) estabelece critérios para as inspeções técnicas, visando verificar as condições de conservação, habitabilidade e segurança das edificações na cidade.

Leia Mais

Os responsáveis pelas edificações no Município de Teresina, incluindo as edificações tombadas, preservadas e tuteladas, estão obrigados a realizar inspeções técnicas periódicas, de acordo com critérios definidos no decreto. Essas inspeções visam garantir a segurança e a conservação das edificações, com prazos específicos baseados na idade da construção.

Para edificações com mais de 25 anos até 50 anos de construção, a inspeção deve ocorrer a cada 5 anos. Para aquelas com mais de 50 anos de construção, a inspeção é necessária a cada 3 anos. Além disso, edificações em áreas de especial interesse social serão objeto de programas específicos para garantir adequadas condições de conservação, habitabilidade e segurança.

O Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE) é fundamental nesse processo e deve ser elaborado por engenheiro legalmente habilitado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Esse laudo atestará as condições de conservação, habitabilidade e segurança da edificação, seguindo as normas técnicas estabelecidas pela ABNT.

O responsável pela edificação deve apresentar o LITE à Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) de sua região, comunicando à Prefeitura Municipal de Teresina. Caso o laudo indique a necessidade de intervenções como reparos e/ou manutenção na edificação, o responsável tem um prazo para solicitar licença especial ou alvará.

Prefeito Doutor Pessoa assinou o decreto (Foto: SEMCOM)A fiscalização do cumprimento dessas obrigações será realizada por amostragem, levando em consideração a idade das edificações, áreas de grande porte, áreas de Proteção do Ambiente Cultural, e outros critérios. O não cumprimento das obrigações previstas no decreto sujeitará o infrator a multa e outras responsabilidades previstas na legislação vigente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES