Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Safra no Piauí tem crescimento previsto de 22,2%; 5º maior do Brasil

A soja é o destaque no Piauí, respondendo por 3,164 milhões de toneladas da produção local.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira, 07 de julho, o 10º Levantamento da Safra do ciclo 2021/2022; para o Piauí, as notícias foram extremamente positivas, já que a previsão é de uma alta de 22,2%; a quinta maior do país 

 Ao todo, a produção de grãos no Piauí deve atingir a marca de 6,12 milhões de toneladas ante 5,5 milhões no ciclo passado. Também é prospectado um aumento de 8,4% na área produzida, passando de 1,629 milhão de hectares para 1,766 milhão de hectares A soja é o destaque no Piauí, respondendo por 3,164 milhões de toneladas da produção local.

Leia Mais

Em âmbito nacional, com as condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento das culturas de 2ª safra, a produção de grãos no país deverá atingir 272,5 milhões de toneladas no ciclo 2021/22. O volume representa um crescimento de 6,7% em relação à temporada passada, ou seja, cerca de 17 milhões de toneladas. Para área também é esperado um aumento de 4 milhões de hectares, sendo estimada em 73,8 milhões de hectares. Piauí tem o quinto maior crescimento estimado pela Conab para safra (Foto: Wenderson Araújo/CNA)Com cerca de 60% do milho 2ª safra em maturação e 28% colhidos, a colheita total do cereal está estimada em 115,6 milhões de toneladas, volume 32,8% superior ao ciclo passado. Apenas na 2ª safra da cultura o aumento chega a 45,6% da produção, chegando próximo a 88,4 milhões de toneladas. Caso confirmado o resultado, esta será a maior produção de milho 2ª safra registrada em toda a série histórica. No entanto, é preciso ressaltar que, mesmo com estágio avançado da cultura, cerca de 19% das lavouras de 2ª safra de milho ainda se encontram sob influência do clima. 

Produção de sorgo no Piauí tem previsão de crescimento de 227,2% 

Impulsionado pelo crescimento do milho, o sorgo é outro grão que tende a registrar recorde na produção com colheita estimada pela estatal em mais de 3 milhões de toneladas. O produto é utilizado na preparação de ração para animais, principalmente frango, e tem como vantagem ser mais resistente à estiagem. Os estados que apresentam os maiores percentuais de crescimento são Mato Grosso do Sul, Piauí Bahia, com incrementos de 362,6%, 227,2% e 98%, respectivamente. Produção de grãos tem forte crescimento no Piauí (Foto: Wenderson Araújo)No caso do feijão, a produção total está estimada em 3,1 milhões de toneladas. Destaque para o cultivo da segunda safra da leguminosa, que deve registrar um aumento de 26% em relação ao ciclo passado, saindo de 1,1 milhão de toneladas para 1,4 milhão de toneladas. A recuperação é explicada pelas boas condições climáticas registradas em comparação ao ano safra 2020/21. Já as lavouras de arroz e soja foram impactadas pela estiagem ocorrida no Sul do país e em parte de Mato Grosso do Sul. Segundo a Companhia, a produção da oleaginosa é de 124 milhões de toneladas, enquanto que para o arroz a colheita estimada é de 10,8 milhões de toneladas. 

Nas culturas de inverno, destaque para o trigo. De acordo com a estimativa da Conab, a produção também deve atingir um novo recorde, chegando a 9 milhões de toneladas. Com este volume, o crescimento na colheita de trigo chega a 75% em comparação à safra de 2019, quando foi registrada uma produção de 5,1 milhões de toneladas. O melhor desempenho do cereal de inverno impulsiona o crescimento da produção das demais culturas cultivadas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES