Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Senado vota projeto que cria cargos no TRT do Piauí; entenda!

As despesas decorrentes da implementação do projeto serão suportadas pelos recursos orçamentários previstos para o TRT da 22ª Região no Orçamento da União.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sessão deliberativa desta terça-feira (29), às 14h, o Senado vota o projeto de lei que propõe a criação de novos cargos e funções no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª região, no Piauí.

O referido projeto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e seguirá para sanção presidencial, caso também seja confirmado pelos senadores.

Leia Mais

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 112/2017 visa a instituição de 52 funções comissionadas dentro do âmbito do TRT da 22ª Região, cuja sede encontra-se em Teresina. Conforme detalhado na proposição, as funções comissionadas estão divididas em 17 classificadas como FC-1, 23 como FC-4 e 12 como FC-5. As despesas decorrentes da implementação do projeto serão suportadas pelos recursos orçamentários previstos para o TRT da 22ª Região no Orçamento da União.

Além dessa proposição, outras duas de natureza semelhante estão em análise. O Projeto de Lei (PL) 1.987/2023 busca a criação de 484 funções comissionadas destinadas ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O relator, senador Weverton (PDT-MA), manifestou seu parecer favorável à proposta. As despesas relacionadas às contratações deverão ser alinhadas às dotações orçamentárias do tribunal e ao Orçamento Geral da União.

Senado analisará criação de 32 novos cargos no TRT Piauí (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)As funções comissionadas a serem criadas abrangem áreas como assessoramento de gabinetes de juízes, varas e juizados, bem como apoio administrativo, incluindo centros judiciários de solução de conflitos. Estima-se que o custo anual para a ocupação dessas funções seja aproximadamente de R$ 1 milhão, com o intuito de aprimorar a produtividade.

O TJDFT, criado em 21 de abril de 1960, tem jurisdição sobre as 35 regiões administrativas do Distrito Federal, englobando cerca de 3 milhões de habitantes.

Adicionalmente, o senador Weverton também atua como relator do PL 2.342/2022, que propõe a criação de funções comissionadas e cargos efetivos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O projeto inclui 20 funções comissionadas de nível FC-6, 20 cargos efetivos de analista judiciário e 50 cargos efetivos de técnico judiciário. O texto, com parecer favorável do relator, introduz também outras modificações relacionadas a adicionais e vantagens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES