Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

TCE faz auditoria e entra na crise do transporte de Teresina para resolver

O presidente do TCE Piauí em entrevista exclusiva à coluna disse que será assinado um termo de ajuste de gestão.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Piauí realizou uma auditoria abrangendo dados de 2014 (ainda na gestão Firmino Filho) até 2022 (já sob o Governo Pessoa), com o objetivo de diagnosticar a situação do transporte público de Teresina. O presidente do Tribunal, Kennedy Barros, afirmou em entrevista exclusiva à coluna que a auditoria teve como intuito buscar uma solução para o problema enfrentado pela população, e não encontrar culpados. "O Tribunal tem uma missão Constitucional que é acompanhar as políticas públicas, política pública de mobilidade urbana envolve o direito de ir e vir das pessoas é uma delas a ser acompanhada pelo Tribunal, e o Tribunal detectou o que todo morador de Teresina está presenciando, existe um problema grave no transporte público de Teresina, ou seja, a população está prejudicada", sinalizou. 

A auditoria detectou que o sistema de transporte coletivo de Teresina não está funcionando corretamente, o que prejudica a população. Foram investidos mais de R$ 800 milhões em corredores e paradas de ônibus, porém a pandemia agravou ainda mais a situação, especialmente com a migração de usuários para motocicletas e aplicativos como o Uber, o que reduziu o número de passageiros. "O Tribunal fez uma auditoria para diagnosticar a situação, não é uma auditoria que tem a intenção de buscar culpados, ela busca uma solução, porque o sistema de transporte coletivo de Teresina não está funcionando, então o Tribunal pegou desde o ano de 2014 até 2022 e fez uma grande pesquisa sobre o que ocorreu: tem notícias boas, por exemplo, foram investidos mais de R$ 800 milhões em corredores, paradas de ônibus e tudo isso para possibilitar um bom serviço, veio a pandemia, e o que era grave, se tornou muito mais grave. E porque tá tendo problema? Há quem entenda que com a motocicleta, muitos usuários do transporte coletivo migrou, o Uber do mesmo jeito e isso tira o usuário, tirando o usuário a despesa, o custo de funcionamento é o mesmo, e o número de passageiro cai, o que está fazendo os ônibus demorarem a passar? É porque com os custos o setor age assim para não ter prejuízo? Não estou afirmando que é isso, mas é uma possibilidade, se a solução passar por uma questão relacionada a um subsídio, o Poder Público vai deixar de fazer e a população ficar penalizada? Não pode". 

Leia Mais

Após notificar a Superintendência Municipal de Trânsito (Strans), o Tribunal marcará uma grande audiência pública envolvendo todos os setores, incluindo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) e a sociedade civil, com o objetivo de assinar um termo de ajuste de gestão. O instrumento permitirá que o Tribunal fiscalize e exija o cumprimento das medidas necessárias para melhorar o serviço de transporte público. "Com a resposta da Strans, o TCE vai fazer uma análise sobre o que ela diz, e aí vai marcar uma grande audiência pública no Tribunal envolvendo todos os setores para juntos encontrar uma saída para o problema, daí é para gerar um termo de ajuste de gestão para o Tribunal ter um instrumento para fiscalizar e assim dar uma satisfação à população, que paga seus impostos caros e quer que eles retornem em serviços de qualidade. O que se busca é uma solução, tem um problema, está diagnosticado, com isso em mãos vamos assinar um termo de ajuste de gestão que é um instrumento pelo qual o Tribunal vai exigir o cumprimento, essa é a vontade". 

Para o conselheiro, é necessário que o TCE seja pedagógico e parceiro da administração pública para resolver os problemas enfrentados pela população, que paga impostos caros e exige serviços de qualidade. A intenção é encontrar soluções para o problema e garantir que os serviços oferecidos sejam adequados às necessidades do teresinense. 

"O Tribunal tem que ser pedagógico, ele tem que entrar na vida, no dia a dia da população para resolver os problemas, a população que paga os impostos quer o serviço de qualidade, e o Tribunal tem que monitorar esses serviços, num primeiro momento é com a pedagogia, é sendo parceiro da administração pública", afirma Kennedy Barros", concluiu.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES