Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Teresina é líder entre as capitais na geração de energia solar no Nordeste

A cidade piauiense se sobressai com um expressivo número de mais de 23.500 sistemas de energia solar conectados, alcançando uma potência superior a 234 mil kW.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina se destaca como a líder na produção de energia solar entre as capitais do Nordeste, conforme apontam as estatísticas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A cidade piauiense se sobressai com um expressivo número de mais de 23.500 sistemas de energia solar conectados, alcançando uma potência superior a 234 mil kW. Notavelmente, mais de 31 mil unidades consumidoras em Teresina beneficiam-se dos créditos provenientes da energia fotovoltaica, sendo que 90% destas são residências, abrangendo mais de 28 mil famílias que colhem os benefícios da autossuficiência energética.

Mário Viana, Diretor Comercial e de Marketing da Sou Energy, a principal fabricante de geradores fotovoltaicos do Norte e Nordeste, atribui o crescimento na adoção da energia solar à busca dos consumidores por maior independência, conforto e qualidade de vida.

Leia Mais

“Com a energia solar, o consumidor pode aumentar o conforto em casa e melhorar a qualidade de vida da família. Quem gera a sua própria energia pode, por exemplo, usufruir de aparelhos de ar condicionado em todos os cômodos, chuveiro elétrico e máquinas de lavar e secar sem se preocupar com a conta de luz. Além disso, quem gera a própria energia pode também deixar de gastar com gás de cozinha, passando a cozinhar com o fogão de indução elétrico. Para quem já tem ou está pensando em adquirir um carro elétrico, gerar a sua própria energia também significa autonomia por poder gerar o combustível que abastece o seu carro”, afirma.

A acessibilidade financeira dos equipamentos de energia solar também tem sido um fator determinante para este aumento. Viana destaca a significativa redução nos preços, tornando a tecnologia solar viável economicamente para diversas faixas de renda. Ele exemplifica a mudança de cenário ao comparar os custos de um kit solar capaz de economizar uma conta de luz de aproximadamente R$430: se em 2017 o valor equivalia ao de um carro popular, hoje está mais próximo ao de uma motocicleta de 125 cilindradas.

Teresina se destaca no cenário nacional (Foto: José Cruz/Agência Brasil)No contexto regional do Nordeste, Teresina é seguida por Fortaleza, que ocupa o segundo lugar com uma potência instalada de 215.909,45 kW e uma produção de 21.247 MWh de energia distribuída. Natal figura em terceiro, com 116.836,59 kW de potência instalada e uma geração de 12.373 MWh de energia distribuída, reforçando a liderança de Teresina na vanguarda da geração de energia solar na região



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES