Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

TSE determina eleição imediata para renovar 100% de Câmara no Piauí

O Plenário instruiu o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) a conduzir imediatamente as novas eleições em Gilbués.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Novas eleições para a Câmara Municipal de Gilbués (PI) deverão ocorrer imediatamente, visando a renovação completa das nove cadeiras destinadas ao cargo de vereador. A determinação foi estabelecida por maioria durante a sessão realizada nesta terça-feira (5) pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão fundamenta-se no artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), que prevê a realização de eleições quando mais de 50% dos votos válidos de uma eleição anterior são anulados.

O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, apresentou uma divergência parcial em relação ao relator original, ministro Benedito Gonçalves, que não faz mais parte do TSE. O voto do ministro Alexandre de Moraes direcionou para a realização de um novo pleito, abrangendo a renovação total da Câmara Municipal. Todos os partidos, inclusive aquele responsável pela fraude na cota de gênero nas Eleições de 2020, serão autorizados a participar.

Leia Mais

Além disso, o Plenário instruiu o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) a conduzir imediatamente as novas eleições em Gilbués.

A decisão reafirmou uma posição recente do Colegiado, que determinou a realização de novas eleições para a Câmara Municipal de Alto Santo (CE). Nesse caso, todas as 11 cadeiras de vereadores foram integralmente preenchidas durante o pleito realizado no último domingo (3), não se restringindo apenas às vagas abertas devido à cassação de sete parlamentares.

Em relação ao caso específico de Gilbués, o TSE, em sessão datada de 12 de setembro, anulou todos os votos obtidos por candidatos do Partido Progressistas (PP) ao cargo de vereador. Cinco parlamentares eleitos pela legenda, incluindo o presidente da Câmara Municipal, foram cassados devido à fraude na cota de gênero. O tribunal constatou que Ana Vitória Pereira Xavier, Lacy Verônica Fernandes Figueredo e Vilma Pêssego Vogado foram registradas como candidatas fictícias em 2020, com o intuito de burlar as leis eleitorais. Esta medida resultou na anulação de mais de 50% dos votos válidos para o cargo na cidade, correspondendo a 52% do total da Câmara de Vereadores, composta por nove parlamentares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES