Jordana Guerra

Coluna da empresária Jordana Guerra sobre empreendedorismo feminino

Experiência do cliente: O segredo para aumentar a lucratividade

Impactar clientes através de uma experiência memorável pode ampliar a margem de lucro da empresa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A experiência do cliente há algum tempo deixou de ser um diferencial e passou a ser um item obrigatório para as empresas que desejam continuar suas atividades em um futuro breve. Isso porque os consumidores estão cada vez mais conscientes do que é o atendimento esperado e desejam ser surpreendidos.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com margens de lucro apertadas, criar relacionamento com os clientes pode ser o diferencial para deixar de ser refém do próprio mercado.

Mas afinal, você já parou para pensar que uma boa experiência pode impactar diretamente na lucratividade de uma empresa? Segundo pesquisa realizada pela conceituada PwC, o consumidor paga até 16% a mais em um mesmo produto ou serviço se a experiência de compra for melhor que no concorrente.

A maneira como os clientes são tratados e se sentem ao interagir com uma marca pode fazer toda a diferença nos resultados financeiros.

O que acontece é que as empresas não sabem exatamente como elevar o nível de satisfação dos consumidores. Acabam gastando muito em brindes que não geram impacto, na captura de novos leads e em treinamentos de equipe que não desenvolvem a cultura centrada no cliente.

De fato, ficar atento em pontos importantes podem impactar o financeiro de todo negócio. Aqui, separei 3 deles para nortear o que realmente trará efeito positivo no seu caixa:

1. Conexão emocional: desenvolver uma jornada que aumente a conexão emocional com a marca, impulsionando a probabilidade do cliente retornar e recomendar a empresa para outras pessoas, tornando-o um promotor da marca. Essa lealdade dos clientes é indispensável para o crescimento de qualquer negócio.

2. Diferencial competitivo: Implementar e fazer o cliente perceber o que torna sua marca única, em um mercado cada vez mais acirrado, fará seu negócio ter valor diferenciado e tornará a empresa memorável, se destacando dos concorrentes.

3. Feedback indispensável: A experiência do cliente também é uma fonte rica de feedback para as empresas. Principalmente os negativos, servirão como fonte de melhorias constantes. Ao ouvir os clientes e entender suas necessidades e expectativas, as empresas começam a olhar para si de fora para dentro, fazendo escolhas mais assertivas.

Então, que tal começar a reformular a maneira como sua empresa se relaciona com seus clientes? Lembre-se: o cliente satisfeito é o melhor aliado para o crescimento do seu negócio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES