Direito, Economia & Política

Tudo sobre Direito, Economia & Política

Rublo tem desvalorização recorde e BC russo dobra a taxa de juros

Para tentar estabilizar o rublo, o banco central da Rússia elevou sua taxa de juros de 9,5% para 20% em uma medida de emergência.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O rublo russo caiu para uma baixa recorde em relação ao dólar nesta segunda-feira (28), depois que nações ocidentais anunciaram um conjunto de sanções duras no fim de semana para punir a Rússia por sua invasão da Ucrânia, incluindo restrições às reservas monetárias do país.

O rublo caiu até 119,50 por dólar nas negociações asiáticas, uma baixa recorde para a moeda e uma queda acentuada de 30% em relação ao fechamento de sexta-feira. Posteriormente, recuperou para cerca de 110 por dólar, segundo a agência Reuters.

Para tentar estabilizar o rublo, o banco central da Rússia elevou sua taxa de juros de 9,5% para 20% em uma medida de emergência, e as autoridades disseram às empresas focadas na exportação para estarem prontas para vender moeda estrangeira.

Cédula de rublo russo em meio a notas de dólares — Foto: Dado Ruvic/Reuters

Em razão da turbulência dos mercados, o banco central da Rússia decidiu manter fechado nesta segunda-feira o mercado de ações no país.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que seu comando militar colocasse as forças com armas nucleares em alerta máximo neste domingo, em resposta às represálias ocidentais por sua guerra contra a Ucrânia — o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O Banco Central da Rússia (CBR) anunciou uma série de medidas no domingo para apoiar os mercados domésticos, enquanto se esforça para gerenciar as consequências das sanções que bloquearão alguns bancos do sistema de pagamentos internacionais Swift.

Ações do Banco Central russo

Leia Mais

O Banco Central russo disse que retomará a compra de ouro no mercado doméstico, lançará um leilão de recompra sem limites e aliviará as restrições às posições abertas em moeda estrangeira dos bancos.

A moeda encontrou algum apoio na semana passada com as primeiras intervenções monetárias do Banco Central russo desde 2014, quando Moscou anexou a Crimeia da Ucrânia.

O governo russo também determinou que os exportadores serão obrigados a converter em rublos 80% de sua receita em moeda estrangeira obtida desde 1º de janeiro.

Analistas do Rabobank disseram que as sanções às reservas monetárias removeram o pouco apoio que o rublo tinha. "Mesmo o ouro não é líquido se ninguém puder usar o câmbio em troca dele. Haverá um colapso completo do rublo hoje...", escreveram.

Ray Attrill, chefe de estratégia de câmbio do National Australia Bank, disse em nota no domingo que "um colapso do rublo parece inevitável nesta segunda-feira" e que havia um risco aumentado de inadimplência da dívida russa como resultado dos acontecimentos do fim de semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES