José Osmando

Coluna do jornalista José Osmando - Brasil em Pauta

A mentira torna-se a primeira arma para justificar as guerras

A mentira, afora os mísseis, tanques e bombas, permanece sendo a principal arma na fabricação e na manutenção de guerras mundo afora

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.”

Otto von Bismarck

O que Otto von Bismarck(1815-1898)- conhecido como o chanceler de ferro, homem público que figura até hoje como o mais importante estadista da Alemanha do século XIX-, disse por volta dos anos 1870 , permanece rigorosamente verdadeiro. Nunca se mente tanto quanto nas guerras.

Ele, que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na história a existência de um estado nacional único, era um notável pacificador e empreendeu enorme esforço para unificar a Alemanha, sabia muito bem do que falava, enfrentando falácias, mentiras, pregações hostis, muitas vezes disparadas pela própria Igreja Católica. Ele preferia o uso da política como poder de moderação e a luta pela cultura sem mistificações.

PRINCIPAL ARMA

Pois é. Mais de 150 anos depois, a mentira, afora os mísseis, tanques e bombas, permanece sendo a principal arma na fabricação e na manutenção de guerras mundo afora. É o que temos visto em abundância e ascensão nesse desastroso conflito armado entre Israel e a Palestina, que a humanidade está acompanhando com apreensão e medo.

Não é sem razão que termos como “guerra de mentira”, “guerra de araque” ou “guerra falsa” são designados para qualificar o período preparatória da Segunda Guerra Mundial, tal a profusão de expressões devidamente construídas para justificar as diversas fases de declaração de guerra da França e Reino Unido à Alemanha e, lá na frente, a invasão que alemãs fizeram na França, Bélgica e Países Baixos. Enquanto se preparavam para o uso indiscriminado de armas, as mentiras surgiam como reais elementos de guerras, visando confundir e amedrontar, criar narrativas diferentes da realidade.

CONFLITO HISTÓRICO

No momento atual, essa guerra Israel/Palestina é um conflito histórico, uma luta entre colonizador e colonizado, em que os interesses verdadeiros são disputa por territórios e luta por poder religioso. Sempre foi isso.

Isso se agravou a partir de 1948, quando uma parte dos que brigam por esses territórios, no caso os judeus, foram contemplados com o direito de fundar um Estado próprio, único, Israel. E virando Estado independente, passou a sufocar os palestinos, empurrando-os para a parede, com reiterado esforço para que não alcancem igualmente a condição de Nação independente.

Assim, a Palestina permanece colonizada, pois a descolonização implicaria em dar voz e liberdade a esse povo. O cerco que agora Israel faz crescer sobre a Faixa de Gaza não é novidade. Os palestinos vivem eternamente sufocados pelo governo israelenses. Neste momento, diante da ocupação que governantes israelenses fazem da mídia mundial, o povo palestino, que legitimamente luta opor seus direitos territoriais, é confundido com os terroristas do Hamas, jogado no mesmo saco.

O fato de que o ataque a Israel- uma atitude verdadeiramente covarde-tenha partido do grupo terrorista Hamas, não justifica sob qualquer justificativa ou intenção, a eliminação das populações palestinas residentes na Faixa de Gaza, uma atitude alucinada defendida pelo primeiro ministro Benjamim Netanyahu, e de algum modo estimulada por outros líderes mundiais.

É bastante lógico o empenho de derrotar o terrorismo, tirar de campo os extremistas do Hamas. Mas, daí, a querer uma ação de guerra que atinja todos os ocupantes da Faixa de Gaza, seria o mesmo que, a pretexto de eliminar as milícias e o crime organizado do Rio de Janeiro, se pretendesse bombardear a Velha Capital, exterminando toda sua população inocente.

As manifestações que tomam conta das grandes cidades do mundo, em defesa do povo palestino, trazem-nos à compreensão de que Benjamim Netanyahu está errado. Suas intenções estão bastante próximas da fúria satânica do nazismo que levou milhares e milhares de judeus aos campos de concentração, exterminando-os pelo simples fato de que eram judeus. Ele precisa ser impedido de transformar a Faixa de Gaza num grande campo de extermínio humano, reeditando sem cerimônia o que Hitler fez com os judeus durante o holocausto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES