Afinal, qual é a diferença entre Israel, Palestina e Hamas? O MN explica

O conflito entre os povos já se perdura por 70 anos, o qual deixa um longo rastro de sangue de pessoas inocentes

Cenário de guerra | Mustafa Hassona/Agência Anadolu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mais recente confronto entre Israel e o Hamas, que alcança seu segundo dia nesta segunda-feira (9), destaca um impasse enraizado em décadas de disputas entre grupos na região. Ao longo de mais de 70 anos, o território enfrentou uma contenda por terras, resultando em conflitos armados e mortes.

Somente neste último conflito, iniciado após um ataque surpresa do Hamas no sábado (7), já foram confirmadas mais de mil mortes em Israel e na Faixa de Gaza. Além disso, milhares de pessoas ficaram feridas, envolvendo tanto israelenses quanto palestinos.

Leia Mais

Então, afinal, qual é a distinção entre israelenses, palestinos e o grupo Hamas?

Uriã Fancelli, mestre em relações internacionais pelas universidades de Estrasburgo e Groningen, destaca três pontos fundamentais para entender essa questão.

Em termos gerais, Fancelli explica:

  1. Israelenses: Cidadãos do Estado de Israel, estabelecido no final da década de 1940.
  2. Palestinos: Povo etnicamente árabe, predominantemente muçulmano, que habitava a região entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo.
  3. Hamas: Grupo radical considerado terrorista por alguns países, como Estados Unidos e Reino Unido.

A seguir, detalhes adicionais sobre cada um desses pontos

1. Israelenses: Em 1947, as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, instalados na Palestina sob um mandato britânico. A proposta visava "concretizar a promessa de fundar um território para os judeus", que haviam sofrido intensa perseguição no Holocausto. Israel foi proclamado em 1948, resultando na guerra árabe-israelense.

2. Palestinos: Diante do conflito, a comunidade internacional propôs a criação de um Estado palestino que deveria coexistir pacificamente com Israel. Muitos palestinos se dispersaram para territórios vizinhos após a fundação de Israel, como a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Embora a ONU tenha reconhecido o "Estado da Palestina" como Estado observador em 2012, ainda não há um território claramente definido para esse Estado.

3. Hamas: Desde 2006, o Hamas controla a Faixa de Gaza, onde vivem cerca de 2 milhões de palestinos. O grupo radical busca a extinção do Estado de Israel. É crucial destacar que a maioria dos membros do Hamas são palestinos, mas nem todo palestino faz parte do grupo. Comparar os palestinos ao Hamas seria semelhante a dizer que todo afegão é membro da Al-Qaeda.

Conflito recente

No sábado (7), líderes do Hamas anunciaram uma grande operação de retomada de território. Mais de 5 mil foguetes foram lançados contra Israel a partir da Faixa de Gaza, segundo um alto comandante do grupo. Sirenes soaram em várias partes de Israel, incluindo grandes cidades, e ataques atingiram prédios e veículos.

Por terra e mar, homens armados do Hamas invadiram o território israelense na região sul, atirando contra pessoas nas ruas. Também há relatos de moradores israelenses sendo levados como reféns para a Faixa de Gaza. O governo de Israel respondeu com a operação "Espadas de Ferro", prometendo uma resposta ao Hamas. Os bombardeios continuam na Faixa de Gaza neste domingo (8), com mais de 900 mortes confirmadas até o momento.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES